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12/04/2006
-
16h35
IVONE PORTES
da Folha Online
O grupo Pão de Açúcar manteve em 2005, pelo terceiro ano consecutivo, a liderança no ranking anual de faturamento do setor, colocação que chegou a ser ocupada durante 13 anos pela rede francesa Carrefour ---desde 2003 está no segundo lugar.
O Wal-Mart continua em terceiro lugar, posição assumida já no ano passado, depois que o grupo comprou o Bompreço. Os dados fazem parte do relatório anual do setor de supermercados, que será publicado na revista "Supermercado Moderno" deste mês.
As primeiras colocações do ranking não apresentam, portanto, alterações em relação a 2004. E a tendência é que não haja modificações no topo da lista neste ano, considerando os números atuais.
De acordo com Robert Macody Lund, presidente da Informa Publicações, que edita a revista "Supermercado Moderno", mesmo com a aquisição da rede Sonae o varejista norte-americano Wal-Mart permanecerá em terceiro lugar, embora encoste no Carrefour.
No ranking do último ano, o Sonae ainda aparece na quarta posição, separado do Wal-Mart, já que foi comprado pelo norte-americano no final de 2005.
Com a aquisição, o faturamento do gigante norte-americano vai aumentar de R$ 7,099 bilhões para R$ 11,7 bilhões, mas não ultrapassará o do Carrefour (R$ 12,5 bilhões). O faturamento nominal do Pão de Açúcar em 2005 foi de R$ 15,8 bilhões.
Lund avalia que o ritmo de aquisições no setor vai desacelerar. "Existem menos possibilidades de aquisições hoje. As empresas que ficaram têm um desempenho muito positivo, o que exigiria um desembolso muito maior de recursos [por parte dos compradores]", afirmou.
Para Lund, a competitividade entre as grandes redes vai permanecer, mas ao invés de focarem em aquisições elas devem anunciar planos agressivos de investimentos, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.
Segundo ele, somente no ano passado, o Carrefour e o Wal-Mart abriram uma loja em Goiânia e a CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), que inclui o Pão de Açúcar, abriu duas unidades.
Pequeno
Embora o faturamento total dos gigantes tenha crescido 6,6% no ano passado, o valor das vendas por metro quadrado das lojas operadas teve retração média de 5,2%.
Lund explica que em razão da forte concorrência os grandes varejistas não conseguiram repassar os aumentos dos custos para os preços dos produtos.
As redes com os melhores resultados nas vendas por metro quadro foram as que apresentam receita entre R$ 500 milhões e R$ 999 milhões. Neste caso, o faturamento total cresceu em média 12,8% e por metro quadrado, 11,4%.
O faturamento por metro quadrado do Sonda Supermercados, por exemplo, cresceu 29,4% entre 2004 e 2005.
"A diferença das redes menores é que elas têm uma concentração regional melhor. Elas conhecem bem os locais onde atuam e podem ser mais criteriosas na abertura de novas lojas."
Especial
Leia o que já foi publicado sobre Pão de Açúcar
Leia o que já foi publicado sobre Carrefour
Leia o que já foi publicado sobre Wal-Mart
Pão de Açúcar mantém liderança em ranking de supermercados pelo 3º ano
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da Folha Online
O grupo Pão de Açúcar manteve em 2005, pelo terceiro ano consecutivo, a liderança no ranking anual de faturamento do setor, colocação que chegou a ser ocupada durante 13 anos pela rede francesa Carrefour ---desde 2003 está no segundo lugar.
O Wal-Mart continua em terceiro lugar, posição assumida já no ano passado, depois que o grupo comprou o Bompreço. Os dados fazem parte do relatório anual do setor de supermercados, que será publicado na revista "Supermercado Moderno" deste mês.
As primeiras colocações do ranking não apresentam, portanto, alterações em relação a 2004. E a tendência é que não haja modificações no topo da lista neste ano, considerando os números atuais.
De acordo com Robert Macody Lund, presidente da Informa Publicações, que edita a revista "Supermercado Moderno", mesmo com a aquisição da rede Sonae o varejista norte-americano Wal-Mart permanecerá em terceiro lugar, embora encoste no Carrefour.
No ranking do último ano, o Sonae ainda aparece na quarta posição, separado do Wal-Mart, já que foi comprado pelo norte-americano no final de 2005.
Com a aquisição, o faturamento do gigante norte-americano vai aumentar de R$ 7,099 bilhões para R$ 11,7 bilhões, mas não ultrapassará o do Carrefour (R$ 12,5 bilhões). O faturamento nominal do Pão de Açúcar em 2005 foi de R$ 15,8 bilhões.
Lund avalia que o ritmo de aquisições no setor vai desacelerar. "Existem menos possibilidades de aquisições hoje. As empresas que ficaram têm um desempenho muito positivo, o que exigiria um desembolso muito maior de recursos [por parte dos compradores]", afirmou.
Para Lund, a competitividade entre as grandes redes vai permanecer, mas ao invés de focarem em aquisições elas devem anunciar planos agressivos de investimentos, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país.
Segundo ele, somente no ano passado, o Carrefour e o Wal-Mart abriram uma loja em Goiânia e a CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), que inclui o Pão de Açúcar, abriu duas unidades.
Pequeno
Embora o faturamento total dos gigantes tenha crescido 6,6% no ano passado, o valor das vendas por metro quadrado das lojas operadas teve retração média de 5,2%.
Lund explica que em razão da forte concorrência os grandes varejistas não conseguiram repassar os aumentos dos custos para os preços dos produtos.
As redes com os melhores resultados nas vendas por metro quadro foram as que apresentam receita entre R$ 500 milhões e R$ 999 milhões. Neste caso, o faturamento total cresceu em média 12,8% e por metro quadrado, 11,4%.
O faturamento por metro quadrado do Sonda Supermercados, por exemplo, cresceu 29,4% entre 2004 e 2005.
"A diferença das redes menores é que elas têm uma concentração regional melhor. Elas conhecem bem os locais onde atuam e podem ser mais criteriosas na abertura de novas lojas."
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