Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/04/2006 - 09h30

Amorim diz que padrão japonês de TV digital é superior

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O chanceler brasileiro, Celso Amorim, afirmou ontem durante visita ao Japão que o padrão japonês para a TV digital é "ligeiramente" mais atrativo que os outros, mas que a decisão final dependerá dos investimentos e transferências de tecnologia que o país obtiver em contrapartida pela escolha do padrão.

Amorim está no Japão com os ministros Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e Hélio Costa, das Comunicações, para conhecer o modelo de televisão digital do país asiático.

"Ainda não escolhemos [o padrão]", disse Amorim em entrevista coletiva, na qual negou que os padrões europeu e norte-americano estejam descartados.

Noivas

"Basicamente, temos que escolher entre três noivas. As três são muito bonitas, mas uma é mais bonita que as outras", afirmou o chanceler, referindo-se ao padrão japonês. "Mas as outras duas noivas também são bonitas, então escolheremos aquela que tiver mais dólares."

Amorim disse ainda que há três condições para a adoção de um determinado padrão.

"A primeira é que seja um sistema aberto, para que possa incorporar inovações feitas no Brasil ou que serão feitas no Brasil. A segunda é que possamos participar das decisões a respeito do sistema. E a terceira é que se realizem transferências tecnológicas e de produção industrial."

Lula

Os ministros não disseram quando será tomada a decisão a respeito do padrão da TV digital, dizendo que isso depende do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Folha divulgou, no mês passado, que o governo brasileiro já se definiu pelo sistema japonês e que só faltaria anunciar. O padrão é o preferido das redes de TV.

Os três ministros se encontraram ontem com o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, que reafirmou, após o encontro, sua disposição a "cooperar com o Brasil no tema da teledifusão digital".

A delegação brasileira também se encontrou com os ministros japoneses das Relações Exteriores, Taro Aso, da Economia, Comércio e Indústria, Toshihiro Nikai, e de Assuntos Internos e Comunicações, Heizo Takenaka.

Furlan, Amorim e Costa também vão se encontrar com representantes da associação nacional de redes de televisão, da televisão estatal NHK e de indústrias de eletrônicos, como Sony e Toshiba, durante sua estada no Japão.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página