Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/04/2006 - 16h23

Europeus insistem e prometem melhorar proposta de TV digital

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Apesar dos sinais claros do governo brasileiro durante a semana passada de que adotará o sistema japonês (ISDB) para a TV digital brasileira, os europeus decidiram insistir no convite aos ministros envolvidos nas negociações sobre o assunto para uma visita a Europa alegando que podem "melhorar" suas ofertas ao Brasil.

Em nota à imprensa divulgada hoje, a Coalizão DVB (formada pela Nokia, Philips, Rohde&Schwarz, Siemens, STMicroeletronics e Thomson) informa que convidará o Brasil a fazer parte do núcleo de desenvolvimento da segunda fase do sistema internacional DVB, o que significa participar da evolução tecnológica do sistema, podendo incluir inovações tecnológicas produzidas no Brasil.

O convite foi reiterado por meio de carta encaminhada pela União Européia à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Os europeus referem-se à carta como uma "firme intenção da Coalizão e da União Européia de aprofundar as ofertas encaminhadas em março, respondendo ao propósito do governo de negociar as melhores contrapartidas para o Brasil no âmbito do processo decisório sobre a TV digital".

De acordo com a Coalizão DVB, a oferta européia colocará o país em posição privilegiada para influenciar a adoção das inovações brasileiras no sistema de TV digital, constituindo-se inclusive como "porta-voz" dos outros países da América Latina no sistema internacional DVB para que sejam feitas as adaptações às necessidades específicas da região.

O embaixador da União Européia no Brasil, João Pacheco, diz na carta que durante visita a Europa, os ministros brasileiros poderão reunir-se com representantes "de alto nível" da Comissão Européia, de governos e das empresas que formam a Coalizão DVB.

A idéia, segundo a carta assinada por Pacheco, é estabelecer durante a possível visita uma parceria estratégica de longo prazo, incluindo "acordo de implantação de fábrica de semicondutores e centros de pesquisa e desenvolvimento nessa área no Brasil".

Japão

Durante visita ao Japão na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinou com o governo japonês um memorando no qual o Brasil se diz "favorável" à implementação do sistema ISDB (japonês) para a TV digital no país.

O documento trata de um sistema "nipo-brasileiro" de televisão digital com características e tecnologias dos dois países. Nele, o governo brasileiro também "manifesta seu forte desejo de implementar o SBTVD [Sistema Brasileiro de Televisão Digital] , com base no ISDB-T".

O memorando foi resultado da viagem dos ministros Celso Amorim, Hélio Costa (Comunicações) e Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) ao Japão, que incluiu encontros com a indústria japonesa e com representantes do governo, inclusive o primeiro ministro Junichiro Koizumi.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página