Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2006 - 13h47

Ministros apresentarão relatório sobre TV digital a Lula nesta semana

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Os ministros envolvidos nas negociações sobre a TV digital deverão apresentar um relatório final ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda nesta semana, segundo informou hoje o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

O próprio presidente teria solicitado, segundo Costa, uma reunião com os ministros que foram ao Japão na semana passada (Celso Amorim, das Relações Exteriores, Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, e o próprio Hélio Costa) para ouvir um relato sobre os entendimentos com os japoneses, o que pode ocorrer ainda hoje.

"Nós evidentemente estamos preparados para a apresentação do relatório, e partir daí é uma decisão do presidente da República", disse Costa, ao informar que a viagem ao Japão serviu para "colocar no papel" os entendimentos que já estavam sendo conduzidos pela Casa Civil.

"Nós vencemos uma etapa", disse Costa, referindo-se ao trabalho dos ministros de avaliação das propostas. "A partir daí, acho que a decisão toda compete exclusivamente ao presidente", completou.

Ele justificou a viagem ao Japão como uma conseqüência de negociações encaminhadas no Brasil, e disse não ter conhecimento sobre o encaminhamento das conversas com os europeus, que reiteraram ontem o convite ao governo brasileiro para que visite a Europa a fim de que a proposta feita sobre a TV digital ao Brasil em março possa ser melhorada.

"Nós só fomos ao Japão porque realmente tínhamos um procedimento em andamento nos últimos quatro meses, conversações que foram sendo encaminhadas para uma posição muito consolidada. Nós chegamos ao Japão já com muitas conversas, muitas reuniões e eu não sei em que ponto estão essas conversações ou esses entendimentos com os europeus. Mas evidentemente, se o presidente decidir [que deve haver uma missão à Europa], nós cumprimos toda e qualquer orientação que parte de presidente da República", afirmou.

Viagem

Segundo Costa, a viagem ao Japão serviu para que o governo brasileiro obtivesse um "documento mais específico, um comprometimento do governo japonês em torno da proposta que o Brasil tem de trazer imediatamente tecnologia de ponta na área de eletrônica para o Brasil".

Ele considerou a missão dos ministros "bem sucedida", já que no memorando, o governo japonês assume o compromisso de apoiar as iniciativas de empresas japonesas no Brasil para o desenvolvimento de tecnologia de ponta. "Isso para nós é muito importante dentro do contexto da TV digital", completou.

A preocupação do governo em negociar contrapartidas na área industrial para a escolha do padrão da TV digital está relacionada à evolução tecnológica que a digitalização da televisão aberta vai provocar no país, com a substituição dos televisores de tubo por telas mais modernas, de LCD ou plasma. Desta forma, além de renovar o parque industrial brasileiro, a TV digital é uma oportunidade de agregar tecnologia de ponta à produção nacional.

"Não é só o padrão, é também a questão de como é que nós vamos sobreviver a partir do ano que vem, porque a televisão que nós estamos fazendo aqui, de tubo, é uma televisão que eu acho que nem o Brasil quer comprar mais. Todo mundo agora pensa na realidade no LCD, que é o display, aquele monitor mais simples, mais bonito, mais prático e ninguém mais quer saber de televisão de tubo como está sendo vendido no Brasil e na América Latina", avaliou o ministro.

Questionado se o fato de não haver no memorando assinado com o Japão um compromisso formal sobre a produção de semicondutores no país pode dificultar uma definição do governo agora pelo sistema japonês, Costa demonstrou confiança no "comprometimento do governo japonês". Isso porque, segundo ele, a decisão de investir no país será tomada pelas empresas, e não pelo governo. "Nós conversamos também com as empresas e com os empresários, e notamos da parte deles uma disposição muito grande de estar aqui e de participar conosco nessa nova fase da tecnologia no Brasil", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página