Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2006 - 15h24

Fed sinaliza fim próximo para altas de juros em ata de reunião de março

Publicidade

VINICIUS ALBUQUERQUE
da Folha Online

O Federal Reserve (Fed, o BC americano) julgou na reunião de política monetária realizada no fim de março (a primeira sob o comando do novo presidente do banco, Ben Bernanke) que o ciclo de altas de juros estava perto do fim, segundo a ata da reunião, divulgada nesta terça-feira.

No documento, os membros do Fomc (sigla em inglês para Comitê Federal de Mercado Aberto) também expressaram preocupações sobre o risco de um aperto monetário exagerado --o que também foi visto como um sinal de que os juros já podem ter atingido o ponto máximo de elevação.

"A maioria dos membros julgou que o fim do processo de aperto monetário provavelmente está próximo e alguns expressaram preocupação sobre os riscos de um aperto muito forte, dados os efeitos de longo prazo da política [de juros altos]", diz o documento.

O nível do núcleo da inflação no país foi considerado moderado pelos membros do comitê --o que se pôde ver hoje, na divulgação do núcleo da inflação no atacado referente ao mês de março, que teve alta de apenas 0,1% (com 0,5% de alta no índice geral) e um acúmulo de 1,7% de alta nos últimos 12 meses.

O comitê elevou a taxa de juros do Fed 15 vezes consecutivas desde junho de 2004, quando estava em 1% ao ano. Para conter as pressões inflacionárias sobre a economia, que começava a ganhar velocidade, o banco passou a elevar os juros em 0,25 ponto percentual a cada reunião, até chegar nos atuais 4,75% ao ano.

A expectativa é de que o comitê eleve a taxa para 5% ao ano e depois interrompa o ciclo de altas por algum tempo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Federal Reserve
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página