Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2006 - 18h31

Lula vai à Europa em maio e deve negociar TV digital

Publicidade

EPAMINONDAS NETO
enviado da Folha Online à Ilha de Comandatuba (BA)*

O ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) confirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve viajar à Europa no próximo mês, quando deve tratar sobre o padrão da TV digital.

"O presidente Lula vai à Viena (Áustria) no dia 12 de maio. Lá, ele vai se encontrar com lideranças européias e certamente vai tratar disso [A questão da TV digital]", disse Furlan, que espera acompanhar o presidente na viagem.

Na Europa, Lula vai participar da cúpula entre América Latina, Europa e Caribe.

Ontem, Lula que o governo ainda negocia qual padrão de TV digital será adotado pelo país. Segundo ele, o governo 'já sabe negociar' e vai agir 'com muita tranqüilidade' e 'sem bravatas' até anunciar a decisão.

O presidente disse também que a decisão poderá ser vinculada à instalação de uma fábrica de semicondutores.

'Nós não queremos ser apenas compradores de produtos fabricados lá fora. Nós queremos ter nesse país a capacidade de ter um parque de semicondutores para que a gente possa, através da microeletrônica, nos transformar em uma nação tão importante quanto eles [europeus, americanos e japoneses] já são', disse.

Apesar de afirmar que a decisão ainda não está tomada, o governo já deu fortes sinais de que tende a adotar o padrão japonês. Na semana passada, ministros brasileiros estiveram no Japão onde anunciaram acordos com o governo japonês e a empresa Toshiba detalhando contrapartidas caso o país adote o sistema japonês. A Toshiba mostrou interesse em instalar uma fábrica de semicondutores no Brasil, mas não deu garantias.

O sistema europeu não está, entretanto, descartado. Também na semana passada, a Coalizão DVB (formada pelas européias Nokia, Philips, Rohde&Schwarz, Siemens, STMicroeletronics e Thomson) informou que convidará o Brasil a fazer parte do núcleo de desenvolvimento da segunda fase do sistema internacional DVB, o que significa participar da evolução tecnológica do sistema, podendo incluir inovações tecnológicas produzidas no Brasil.

O convite foi reiterado por meio de carta encaminhada pela União Européia à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Os europeus referem-se à carta como uma 'firme intenção da Coalizão e da União Européia de aprofundar as ofertas encaminhadas em março, respondendo ao propósito do governo de negociar as melhores contrapartidas para o Brasil no âmbito do processo decisório sobre a TV digital'.

*O repórter viajou a convite da organização do Fórum Empresarial

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre TV digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página