Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 20h40

Receita recebe 21,610 mi de declarações por meio eletrônico

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

A Receita Federal recebeu 21,610 milhões de declarações do Imposto de Renda 2006 (ano base 2005) por meio eletrônico. A expectativa é que, somando os documentos que chegarão pelos correios, as declarações somem 22 milhões.

O dia em que o site da Receita Federal mais recebeu declarações de Imposto de Renda foi ontem, penúltimo dia de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 (ano-base 2005). Foram 2,360 milhões de documentos, contra 2,165 milhões de hoje.

No entanto, Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, lembra que hoje os contribuintes tiveram menos horas para fazer a entrega --o prazo foi encerrado às 20h, enquanto ontem a entrega pode ser feita até a meia-noite.

Ao todo, a Receita recebeu 21.610.796 por meio eletrônico (internet e os disquetes entregues nos bancos). Além disso, espera contabilizar 400 mil declarações que foram enviadas pelos Correios. Os números estão de acordo com a previsão inicial, que era receber 22 milhões de documentos.

Também cresceu um pouco o total de declarações entregues por meio eletrônico neste ano, 98,2% do total contra 97,8% do ano passado.
Para o secretário da Receita, Jorge Rachid, essa participação deve crescer também no ano que vem, mas não chegará a 100%.

"Cem por cento, não. Mas acreditamos em uma expansão", disse.
Ele destacou ainda os benefícios para o contribuinte que opta pelo meio eletrônico: maior segurança, menor custo no processamento das declarações e maio agilidade no trato das informações.

O secretário não quis comentar se há uma expectativa para o número de contribuintes que cairão na malha fina. No ano passado, foram 900 mil.

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre o IR 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre restituições do IR
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página