Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 18h15

Metalúrgicos se reúnem na Alemanha para discutir corte na Volks

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

Quatro representantes dos metalúrgicos da Volkswagen do Brasil embarcam para a Alemanha no próximo sábado para participar do encontro do Comitê Mundial dos Trabalhadores da empresa. Também acompanham o evento os presidentes dos sindicatos da categoria de São Bernardo e Taubaté, José Lopes Feijóo e Valmir Marques da Silva, respectivamente.

Na cidade de Wolfsburg, onde fica a sede da Volkswagen, representantes das 44 plantas da montadora no mundo vão discutir, de 8 a 12 de maio, as demissões anunciadas pela empresa e a necessidade de corte de custos.

Representantes da Volks também participam do encontro que acontece todos os anos e falam sobre projetos de relações do trabalho.

"O encontro já estava agendado, mas ganha outro foco com este anúncio da empresa. O cenário é todo muito ruim. A Volks anunciou demissão de 20 mil nno mundo, fechou fábrica na Espanha e também há problemas na África do Sul", disse Feijóo. Exceto no caso dos dirigentes sindicais, a viagem é custeada pela empresa. Na semana seguinte, representantes dos sindicatos dos metalúrgicos discutem a mesma crise no México, de 14 a 19 de maio, no encontro dos dirigentes sindicais que trabalham em fábricas da Volkswagen. Nesse caso, os custos são arcados pelo sindicato.

A Volkswagen anunciou que terá de reduzir a produção e que milhares de empregos serão cortados, além da redução de 40% na exportação. O sindicato disse que 5.773 postos corem risco.

Escândalo

Há pouco mais de seis meses a empresa foi envolvida em um escândalo depois que um ex-gerente declarou que as viagens para a cidade de Wolfsburg incluíam festas com prostitutas pagas pela montadora.

Até o ministro Luiz Marinho (Trabalho) foi citado, mas negou as acusações. A empresa disse que o ex-gerente foi demitido sumariamente por enriquecimento ilícito.

Leia mais
  • Sindicato critica Volks por emprestar do BNDES antes de demitir
  • Volks vai cortar "milhares" de empregos e pode fechar fábrica no Brasil
  • Metalúrgicos cortam hora extra em resposta a demissões da Volks

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página