Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2006 - 17h47

Metalúrgicos ameaçam fazer greve contra demissões na Volks

Publicidade

da Folha Online

Sindicatos de metalúrgicos que representam os trabalhadores das cinco fábricas da Volkswagen afirmam que há "grande possibilidade" de haver greve contra as demissões na Volkswagen.

Durante reunião de 21 representantes dos trabalhadores da empresa hoje, foi decidido que a empresa não será avisada sobre datas nem horários das paralisações, segundo nota divulgada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Os metalúrgicos também confirmaram que os trabalhadores não vão realizar mais horas extras para não favorecer demissões e que não aceitam dispensas nem redução de direitos trabalhistas.

A Volkswagen anunciou nesta semana que vai demitir "milhares" de trabalhadores no Brasil até 2008 e que pode fechar uma de suas cinco fábricas no país.

A montadora não informou à imprensa o número de trabalhadores que deverão ser dispensados, mas os sindicatos afirmam que foram alertados de que os cortes chegarão a 5.773 de seus cerca de 22 mil funcionários.

A Volks, maior exportadora de veículos do Brasil, foi particularmente afetada pela queda do dólar --a moeda tem sido negociada abaixo de R$ 2,10 nos últimos dias.

Essa cotação reduz a competitividade dos veículos brasileiros no exterior e levou a empresa a perder lucratividade, segundo a empresa.

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, José Lopez Feijóo, a Volks "busca estabelecer no século 21 condições e relações de trabalho típicas do século 18: maior jornada, menor período de descanso e salários mais baixos".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página