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07/05/2006 - 09h26

Proposta de cisão ameaça milhas da Varig

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JANAINA LAGE
da Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro
MAELI PRADO
da Folha de S.Paulo

O programa de fidelização de clientes da Varig, o Smiles, deverá ficar concentrado na Varig Internacional, caso a proposta de cisão da companhia em duas, elaborada pela consultoria Alvarez & Marsal e pelo governo, seja aprovada pelos credores na assembléia marcada para amanhã.

Segundo Marcelo Gomes, diretor da Alvarez & Marsal, contratada para conduzir o processo de reestruturação da Varig, o objetivo da medida é tornar a Varig Doméstica mais atraente para os investidores. Segundo Gomes, mais de dez grupos, entre companhias aéreas e fundos de investimento, já procuraram o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para obter informações sobre o leilão da fatia doméstica da Varig.

Segundo o executivo, de acordo com os critérios estabelecidos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), 27 empresas estão habilitadas a participar do leilão. Empresas estrangeiras poderão participar de consórcios que disputarão a Varig Doméstica desde que atendam o limite estabelecido por lei, de 20% de participação.

Segundo o relato de credores que participaram de uma reunião de apresentação do detalhamento da proposta da Alvarez & Marsal na última sexta-feira, o investidor interessado na Varig Doméstica poderá optar se pretende ou não assumir o passivo do Smiles.

"A idéia é criar uma Varig Doméstica completamente nova, sem o Smiles. Somente no futuro poderia ser discutido um acordo operacional para a Varig Nacional aceitar as milhas da Varig Internacional", afirmou um dos presentes ao encontro que não quis se identificar.

Gomes nega a hipótese de descontinuidade na troca de milhas da Varig por passagens. "A operação do Smiles será resultado de acordo feito entre as duas empresas. Todo mundo que tem milhas vai ter suas milhas honradas, não vai haver descontinuidade no processo", afirma.

A Folha apurou que a retirada do Smiles da Varig Doméstica está relacionada às principais candidatas interessadas em participar do leilão. Segundo uma fonte envolvida na negociação, a empresa mais interessada na nova Varig é a Gol, que não tem programa de acúmulo de milhas. A TAM, que também está na disputa, já tem um programa próprio.

Segundo credores, OceanAir e Webjet também estão dispostas a participar.

Sociedade

Em documento preliminar enviado à Justiça na semana passada, a Alvarez & Marsal já discutia a forma de alocar o passivo do Smiles. Anteriormente, Varig Doméstica e Varig Internacional seriam detentoras em conjunto, na proporção de 50% cada uma, de uma sociedade de propósito específico responsável pela operação do programa.

"A sociedade de propósito específico não assume passivos relativos a milhas emitidas até a transferência das operações", informava o texto. Essa posição foi revista, e o programa de milhagem poderá ser separado na Varig Internacional.

Caso a proposta da consultoria seja aprovada, o passageiro pode não acumular mais milhas em vôos nacionais. Se o novo investidor fechar acordo com a Varig Internacional, as milhas de vôos internacionais poderão ser trocadas também para os vôos domésticos.

O Smiles, lançado há dez anos, tem uma carteira de cerca de 6 milhões de participantes.

Especial
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