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09/05/2006
-
17h43
da Folha Online
Em grave crise financeira e prestes a ter parte da empresa leiloada para saldar dívidas, a Varig voltou a perder mercado em abril tanto em vôos nacionais quanto internacionais.
Segundo divulgou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea, que já foi líder em aviação doméstica, abocanhou em abril apenas 16,51% do mercado. Em março, a empresa tinha 18,92% e, 12 meses atrás, 26,76%.
Nos vôos internacionais, a empresa continua líder, mas sua participação encolheu de 69,90% em março para 66,43% em abril. Há 12 meses, tinha 79,31%.
Ao mesmo tempo, as principais concorrentes da Varig continuam a ganhar mercado. A participação da TAM em vôos domésticos cresceu de 44,21% para 44,28% nos últimos dois meses. Em linhas internacionais, o crescimento foi de 23,16% para 25,31%.
Já a Gol avançou de 29,69% para 33,34% em rotas nacionais, mas caiu de 4,89% para 4,44% nas internacionais.
As dificuldades da Varig levaram a empresa a reduzir a frota de aviões e a oferta de assentos, abrindo espaço para o crescimento de seus concorrentes principalmente no mercado interno.
TAM e Gol, por outro lado, tem programas ambiciosos de expansão e modernização da frota para os próximos anos. As empresas já conquistaram boa parte do espaço deixado pela Varig na América do Sul, mas ainda são muito pouco conhecidas em outros continentes.
No geral, o mercado de aviação civil doméstico teve crescimento recorde de 22,4% em abril sobre o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou o Snea (o sindicato das empresas aéreas).
O índice veio acompanhado de melhora também na ocupação dos assentos, que subiu de 69% no mesmo período do ano passado para 72% em abril de 2006.
No âmbito internacional, o número de passageiros transportados apresentou redução de 6,7% em abril. Houve, entretanto, ampliação da taxa de aproveitamento dos assentos, de 71% em abril de 2005 para 74% no mês passado.
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Em grave crise financeira e prestes a ter parte da empresa leiloada para saldar dívidas, a Varig voltou a perder mercado em abril tanto em vôos nacionais quanto internacionais.
Segundo divulgou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia aérea, que já foi líder em aviação doméstica, abocanhou em abril apenas 16,51% do mercado. Em março, a empresa tinha 18,92% e, 12 meses atrás, 26,76%.
Nos vôos internacionais, a empresa continua líder, mas sua participação encolheu de 69,90% em março para 66,43% em abril. Há 12 meses, tinha 79,31%.
Ao mesmo tempo, as principais concorrentes da Varig continuam a ganhar mercado. A participação da TAM em vôos domésticos cresceu de 44,21% para 44,28% nos últimos dois meses. Em linhas internacionais, o crescimento foi de 23,16% para 25,31%.
Já a Gol avançou de 29,69% para 33,34% em rotas nacionais, mas caiu de 4,89% para 4,44% nas internacionais.
As dificuldades da Varig levaram a empresa a reduzir a frota de aviões e a oferta de assentos, abrindo espaço para o crescimento de seus concorrentes principalmente no mercado interno.
TAM e Gol, por outro lado, tem programas ambiciosos de expansão e modernização da frota para os próximos anos. As empresas já conquistaram boa parte do espaço deixado pela Varig na América do Sul, mas ainda são muito pouco conhecidas em outros continentes.
No geral, o mercado de aviação civil doméstico teve crescimento recorde de 22,4% em abril sobre o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou o Snea (o sindicato das empresas aéreas).
O índice veio acompanhado de melhora também na ocupação dos assentos, que subiu de 69% no mesmo período do ano passado para 72% em abril de 2006.
No âmbito internacional, o número de passageiros transportados apresentou redução de 6,7% em abril. Houve, entretanto, ampliação da taxa de aproveitamento dos assentos, de 71% em abril de 2005 para 74% no mês passado.
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