Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2006 - 17h47

1,2 milhão de aposentados ainda não fizeram 2ª fase do censo

Publicidade

da Folha Online

A Previdência divulgou nesta quarta-feira o balanço dos aposentados e pensionistas que, até a última sexta, não fizeram a segunda fase do censo e podem ter o pagamento suspenso. No país, 1,265 milhão de beneficiários não atualizaram os dados nos bancos, sendo 301,8 mil no Estado de São Paulo. Esses segurados foram convocados em março e deveriam se apresentar em abril (benefício final 1) e maio (final 2).

Quem tem benefício final 1 e não comparecer no banco até julho terá o benefício suspenso em agosto. Para os finais 2, o prazo vai até agosto e a suspensão pode ocorrer em setembro.

A segunda etapa do Censo Previdenciário começou em março e vai até janeiro de 2007. Em todo o País, foram convocados 14,7 milhões de aposentados e pensionistas, dos quais 3,4 milhões são do Estado de São Paulo.Todos os beneficiários que participarão da segunda etapa do Censo estão recebendo avisos personalizados desde março.

A Previdência informou que, dos 1,4 milhão de convocados para abril, 471,6 mil ainda devem atualizar os dados. Dos 1,4 milhão de chamados para o censo em maio, 793,1 mil ainda não apareceram.

Em São Paulo, 346.690 aposentados e pensionistas com benefício de final 1 foram convocados para abril, mas 106.671 ainda não fizeram o recadastramento. Para o censo em maio foram chamados 343.978, com final 2, mas 195.177 ainda não apareceram.

No banco

A apresentação dos documentos para atualização dos dados cadastrais deverá ser feita na própria agência bancária onde o segurado recebe seu benefício.

Os documentos obrigatórios para o Censo são CPF e um documento de identificação, além de um comprovante de residência e o Número de Inscrição do Trabalhador, se possuir.

O Censo Previdenciário foi iniciado em outubro do ano passado e tem o objetivo de combater fraudes e eliminar pagamentos indevidos.

Para a primeira etapa, realizada entre outubro e dezembro de 2005, foram selecionados em todo o país 2,4 milhões de benefícios considerados como mais vulneráveis a eventuais fraudes. Foram suspensos, ao todo, 201 mil pagamentos, sendo que 40 mil já foram reativados diretamente no banco.

Amanhã, a Previdência publica relação de 14.124 aposentados e pensionistas que foram convocados na primeira fase mas tiveram as cartas devolvidas pelos Correios, pois os endereços que constavam no cadastro do INSS estavam errados. Se o cadastro não for atualizado, esses beneficiários terão os pagamentos suspensos em agosto.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o recadastramento dos aposentados
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página