Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2006 - 18h55

Polícia Federal prende seis por fraude em estatais de energia

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira seis suspeitos de agir contra empresas do setor elétrico, acusados de estelionato, tráfico de influência e corrupção ativa e passiva na Itaipu Binacional, Furnas, Eletrosul e Eletronorte. A Operação Castores resultou na prisão dos suspeitos em três Estados e apreensão de documentos em cinco.

Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR). Em Curitiba, foram presos Laércio Pedroso, primeiro a ser investigado, e Luiz Geraldo Costa.

No Estado de São Paulo a prisão provisória foi decretada para o suspeitos Luiz Silveira Franco, Oswaldo Panzarini e José Della Volpe. E, em Brasília, foi preso José Roberto Paquier, assessor do senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

O superintendente da Polícia Federal de Curitiba, Jaber Saad, informou que as investigações começaram em agosto de 2005, através de representação criminal da Diretoria Jurídica da Itaipu, que relatava indícios de crimes de falsificação de documentos públicos e estelionato.

Também durante este período o Nuerce (Núcleo de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Civil do Paraná) iniciou investigação de participação dos suspeitos em crimes de falsificação de selos, carimbos cartorários e assinatura de diretores da empresas em procedimentos administrativos financeiros junto a Itaipu Binacional.

Leia mais
  • PF prende assessor de senador em operação contra fraude em Itaipu

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as operações da Polícia Federal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página