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25/05/2006
-
18h40
da Folha Online
A realização da Copa da Alemanha, a queda nos preços e as promoções do varejo fizeram as vendas das TVs de plasma e LCD (cristal líquido) crescerem e superarem as estimativas do setor. No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos cerca de 60 mil aparelhos, mais do que o total comercializado durante todo o ano passado (58 mil), de acordo com a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).
O presidente da Eletros, Paulo Saab, informou que, diante do bom desempenho do trimestre, fez uma revisão do volume de vendas previsto para 2006 e os números devem ficar entre 185 mil a 230 mil aparelhos.
As projeções feitas pela indústria para o médio prazo também mudaram. A previsão inicial era de que em 2008 as vendas de televisores de novas tecnologias somariam 430 mil aparelhos. Agora a previsão é que, já em 2007, o número fique em 400 mil e, em 2008, as vendas devem atingir 720 mil unidades e representem cerca de 8% do mercado.
"Está se confirmando, mais rápido do que o esperado, a tendência de que os televisores de LCD, plasma e outras novas tecnologias conquistem, no médio prazo, o espaço dos aparelhos convencionais", disse Saab. A queda de preços, para o presidente da Eletros, tem sido decisiva para isso. De acordo com Saab o maior volume de vendas tem ampliado os ganhos de escala dos fabricantes e permitido reduções de preço.
O presidente da Eletros também cita a desvalorização do dólar no primeiro trimestre, que tem influência sobre os componentes importados, e o fato da indústria ter iniciado, neste, a fabricação nacional dos aparelhos de plasma e LCD. A Copa, para Saab, também desperta o interesse do consumidor pelas TVs de tela plana e nos tecnologias.
Os televisores de plasma e LCD entraram no mercado brasileiro em 2002, com a venda 2.100 aparelhos neste ano. Em 2004, foram vendidos 11.500 aparelhos e, no ano passado, 58 mil unidades, o que representou 0,6% do mercado total de televisores Expectativa.
Para o mercado de televisores total, a expectativa da Eletros é de aumento de 12% nas vendas em relação a 2005, também impulsionadas pela inflação baixa, queda do dólar e Copa do Mundo.
De acordo com a Eletros, em 2005, foram comercializados 9,5 milhões de aparelhos de todas as tecnologias.
Nos anos de Copa do Mundo, os televisores, cujas vendas tradicionalmente estão concentradas no período de julho a outubro, mudam sua sazonalidade e registram o maior volume de vendas entre março e junho. Em geral, as vendas crescem em torno de 5% em anos de Copa. Em 2006, contudo, há fatores que indicam que as vendas crescerão acima desse percentual.
O forte interesse pelos televisores de tela plana, com cinescópio convencional, também deverá fazer com que este tipo de aparelho represente 35% das vendas de TVs em 2006, em comparação a 28% em 2005.
Especial
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Copa do Mundo aumenta vendas de TVs de plasma
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A realização da Copa da Alemanha, a queda nos preços e as promoções do varejo fizeram as vendas das TVs de plasma e LCD (cristal líquido) crescerem e superarem as estimativas do setor. No primeiro trimestre deste ano, foram vendidos cerca de 60 mil aparelhos, mais do que o total comercializado durante todo o ano passado (58 mil), de acordo com a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).
O presidente da Eletros, Paulo Saab, informou que, diante do bom desempenho do trimestre, fez uma revisão do volume de vendas previsto para 2006 e os números devem ficar entre 185 mil a 230 mil aparelhos.
As projeções feitas pela indústria para o médio prazo também mudaram. A previsão inicial era de que em 2008 as vendas de televisores de novas tecnologias somariam 430 mil aparelhos. Agora a previsão é que, já em 2007, o número fique em 400 mil e, em 2008, as vendas devem atingir 720 mil unidades e representem cerca de 8% do mercado.
"Está se confirmando, mais rápido do que o esperado, a tendência de que os televisores de LCD, plasma e outras novas tecnologias conquistem, no médio prazo, o espaço dos aparelhos convencionais", disse Saab. A queda de preços, para o presidente da Eletros, tem sido decisiva para isso. De acordo com Saab o maior volume de vendas tem ampliado os ganhos de escala dos fabricantes e permitido reduções de preço.
O presidente da Eletros também cita a desvalorização do dólar no primeiro trimestre, que tem influência sobre os componentes importados, e o fato da indústria ter iniciado, neste, a fabricação nacional dos aparelhos de plasma e LCD. A Copa, para Saab, também desperta o interesse do consumidor pelas TVs de tela plana e nos tecnologias.
Os televisores de plasma e LCD entraram no mercado brasileiro em 2002, com a venda 2.100 aparelhos neste ano. Em 2004, foram vendidos 11.500 aparelhos e, no ano passado, 58 mil unidades, o que representou 0,6% do mercado total de televisores Expectativa.
Para o mercado de televisores total, a expectativa da Eletros é de aumento de 12% nas vendas em relação a 2005, também impulsionadas pela inflação baixa, queda do dólar e Copa do Mundo.
De acordo com a Eletros, em 2005, foram comercializados 9,5 milhões de aparelhos de todas as tecnologias.
Nos anos de Copa do Mundo, os televisores, cujas vendas tradicionalmente estão concentradas no período de julho a outubro, mudam sua sazonalidade e registram o maior volume de vendas entre março e junho. Em geral, as vendas crescem em torno de 5% em anos de Copa. Em 2006, contudo, há fatores que indicam que as vendas crescerão acima desse percentual.
O forte interesse pelos televisores de tela plana, com cinescópio convencional, também deverá fazer com que este tipo de aparelho represente 35% das vendas de TVs em 2006, em comparação a 28% em 2005.
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