Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2006 - 17h49

Israel suspende embargo à carne de SP por aftosa em MS e PR

Publicidade

da Folha Online

Os produtores paulistas voltam a poder exportar carne desossada e miúdos bovinos para Israel. O comércio destes produtos foi suspenso em outubro pelos israelenses, depois de descobertos focos de febre aftosa no Mato Grosso do Sul e no Paraná.

A proibição de importação, no entanto, continua valendo para os dois Estados onde houve casos da doença. Em 2005, Israel importou cerca de US$ 44, 5 milhões em carnes bovina, suína, aves e miúdos.

O embargo imposto pelo Peru à carne suína e bovina produzida no Brasil também chegou ao fim. Cerca de 10 mil toneladas de carne de aves, bovina, suína e miúdos foram comercializadas com o país andino no ano passado.

Vacinação

As notícias podem ter efeito positivo sobre a adesão dos produtores paulistas à campanha de vacinação contra aftosa em 2006.

A Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo espera bater o recorde de cobertura de imunização registrado em novembro, quando a secretaria adiantou a campanha por conta dos registros da doença em Estados vizinhos.Na ocasião, a cobertura foi de 99,6% de um rebanho total de 13,6 milhões de animais.

Os produtores têm até amanhã para vacinar o gado. A notificação ao sistema de defesa agropecuária, com a entrega da nota fiscal de compra da vacina e a relação do gado vacinado, deve ser feita antes do dia 7.

Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre febre aftosa
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre embargo à carne brasileira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página