Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 18h59

Qualidade dos serviços da Varig despenca em maio, mostra Anac

Publicidade

da Folha Online

A qualidade dos serviços da Varig, que registra piora a cada mês desde o início do ano, chegou ao menor índice em maio. De acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa teve uma das piores avaliações entre as companhias aéreas brasileiras no mês passado.

Como a regularidade dos vôos é um dos pontos que pesam na avaliação feita pela agência, a eficiência da empresa em junho deverá ser ainda pior, já que os cancelamentos de vôos têm sido freqüentes e acima da média. A Varig opera 180 vôos diários.

O índice de eficiência operacional da Varig nos vôos domésticos --média entre regularidade e pontualidade-- despencou de 61% em abril para 55% em maio. Em janeiro esse índice era de 82%.

No quesito regularidade nas rotas domésticas, que registra o cancelamento de vôos, o indicador da Varig caiu de 69% em abril para 62% em maio. Em janeiro, o número estava em 96%. O índice de pontualidade dos vôos domésticos permaneceu em 89% de abril para maio.

Nas rotas internacionais, a eficiência operacional da Varig registrou queda de 69% para 57% de abril para maio. Em janeiro, esse índice era de 78%.

A regularidade nos vôos internacionais despencou de 80% para 65% de abril para maio. Em janeiro, esse índice era de 90%. No quesito pontualidade, o índice foi de 86% para 87%, de abril para maio.

Outras companhias

O índice de eficiência operacional da TAM, líder do mercado aéreo doméstico, subiu de 92% para 93%, de abril para maio. Neste período, o indicador de regularidade permaneceu em 95%. A pontualidade ficou estável em 97%.

Nas rotas internacionais, a TAM teve alta no índice de eficiência operacional de 97% para 98%, de abril para maio. A regularidade permaneceu em 100% e, a pontualidade, subiu de 97% para 98%, de abril para maio.

A Gol, segunda maior empresa do mercado doméstico, registrou em maio um índice de eficiência operacional de 94% --superior aos 91% de abril. Essa alta foi acompanhada de melhora no indicador de regularidade, de 93% para 96%. A pontualidade ficou estável em 98%.

No vôos internacionais, a Gol teve alta no índice de eficiência operacional de 95%, em abril, para 99%, em maio. A alta foi acompanhada pela regularidade, que subiu de 96% para 99%, e pela pontualidade, que subiu de 99% para 100%.

Leia mais
  • José Alencar diz que solução para Varig depende da Justiça

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a crise da Varig
  • Leia a cobertura completa da crise da Varig
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página