Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 20h00

Volks confirma que pode demitir 6 mil até 2008 em três fábricas

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

A Volkswagen confirmou, em documento entregue ao Sindicatos dos Metalúrgicos do ABC nesta terça-feira, que pode demitir de 4.000 a 6.000 funcionários até 2008. Desses, 3.000 podem ser dispensados até o final deste ano ou no início de 2007. Segundo o documento divulgado pelo sindicato, as demissões devem ocorrer nas unidades Anchieta (ABC), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Também nesta terça-feira a Volkswagen propôs, no documento, cinco reuniões para discutir a reestruturação com os sindicatos representantes dos trabalhadores até o final de junho, sendo a primeira na próxima quinta..

Segundo o documento enviado aos sindicatos, a redução do quadro de funcionários está baseada na projeção de fatores macro-econômicos, além de medidas administrativas. A empresa afirma que fechou no vermelho nos últimos oito anos e que a pressão do câmbio fará reduzir em 40% o número de exportações até 2008.

Com base nas primeiras projeções, os primeiros cortes, neste ano e até o início de 2007, envolveriam 1.800 da unidade Anchieta, 900 em São José dos Pinhais e 300 de Taubaté.

A empresa também reforçou que as demissões na fábrica da Anchieta apenas poderão ocorrer a partir de 21 de novembro, quando termina o acordo de estabilidade para aquela unidade.

A empresa confirmou, em nota, que formalizou as propostas ao sindicato, como havia sido solicitado, e propôs uma agenda de reuniões para discutir o plano de reestruturação.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página