Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/06/2006 - 13h00

Brasil aposta em avanços com agricultura em Genebra

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse hoje acreditar nas chances de avanço nas negociações agrícolas da Rodada Doha da OMC (Organização Mundial do Comércio), prevista para ocorrer no fim desta semana.

"Tudo está para ser jogado na mesa neste fim-de-semana", disse Rodrigues, ao comentar principalmente a expectativa de que haja uma flexibilização dos Estados Unidos flexibilizem nas negociações.

No início da semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conversou por telefone com o presidente George W.Bush sobre o impasse nas negociações, e ouviu do presidente americano que haverá empenho no diálogo para destravar a Rodada Doha, e que os negociadores seguirão para a reunião em Genebra com a disposição para o diálogo.

Entretanto, assim como sugeriu o presidente Lula a Bush na semana passada, Rodrigues não descartou a necessidade de uma discussão mais política, entre os chefes de Estado e de governo na reunião do G-8, em julho.

O governo brasileiro defende que os países mais ricos cedam mais nas negociações, para que se chegue a um acordo, por considerar que as ofertas sobre a agricultura, de redução de subsídios, que beneficiam principalmente os países em desenvolvimento, seriam modestas até agora.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Rodada Doha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página