Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 19h52

Cartão de crédito é o mais usado para pagar compras pela internet, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

O cartão de crédito é a forma mais usada para pagamento de compras feitas pela internet. Segundo levantamento da Credicard Itaú, ele é preferido por 47% dos 9,1 milhões de consumidores que adquiriram algum produto pela rede nos últimos doze meses, o que representa 85% das compras.

Em segundo lugar, vêm os boletos bancários, utilizados por 35% dos clientes; depois, pagamento na entrega, usado por 14% das pessoas, e TEF (transferência eletrônica), preferido por 9%. "A pesquisa indica que a utilização do cartão como meio de pagamento online trona-se freqüente a partir da primeira compra. Em outras palavras, uma vez vencida a resistência do primeiro uso, o cartão passa a ser o meio de pagamento preferido", diz relatório divulgado pela empresa.

De acordo com o estudo, nos últimos doze meses 59 milhões de brasileiros acessaram a internet ao menos uma vez. 82% dos internautas o fizeram para se comunicar --por e-mail, participando de bate-papos etc--; 81%, para buscar informações; 71%, para atividades de lazer --como jogos, música, leitura--; 13%, para usar bancos e serviços financeiros; e 7%, para compras.

Os principais produtos adquiridos pela internet são: CDs, DVDs e livros (50%), eletroeletrônicos e produtos para casa (27%) e roupas e calçados (6%).

As compras online, que representavam 1,8% --ou R$ 2,3 bilhões-- das operações com cartões de crédito em 2005, neste ano devem responder por 2,4% --R$ 3,8 bilhões, acima das estimativas. O valor médio das compras é de R$ 287, tendo recuado 5% nos últimos doze meses.

A previsão é de que as compras pela internet atinjam R$ 13,3 bilhões em 2006, um crescimento de 34% em relação ao ano passado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o mercado de cartões de crédito
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página