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24/07/2006
-
09h39
TALITA FIGUEIREDO
da Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro
A Varig operou, no final de semana, três rotas domésticas e quatro internacionais, além da ponte aérea Rio-São Paulo, conforme o combinado na sexta com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Mas não informou a seus clientes que outros vôos estão cancelados por tempo indeterminado.
O servidor público Gustavo Alves, 26, disse ter confirmado duas vezes, em uma loja da empresa, que estava mantido o vôo que pegaria para Porto Alegre (RS) às 10h de ontem, no aeroporto internacional do Rio. Ele só descobriu o cancelamento quando chegou ao Galeão com a mulher e a filha de seis anos.
"Meu destino final é Gramado. Tenho hotel reservado por uma semana com diária de mais de R$ 300. Se não embarcar hoje [ontem], não chego a Gramado e perco a reserva do hotel. Quem vai me reembolsar? Se eles [a Varig] tivessem confirmado que o vôo estava cancelado, teria vindo de madrugada, porque havia dois vôos da Gol em que seria mais fácil ter vaga. Agora, estou em três listas de espera, cada uma com 20 pessoas na frente."
O mesmo aconteceu com o personal trainner Ubiratan Xavier, 29. Ele afirmou ter ligado para a Varig e obtido a garantia de que o vôo para Manaus (AM), com escala em Brasília, previsto para as 8h45 de ontem, estava confirmado.
"Cheguei às 7h e descobri que não tinha o vôo. Isso é um absurdo", disse ele, antes de seguir para a Gol, onde descobriu que poderia entrar nas listas de espera de três vôos (com cerca de 30 passageiros cada um) que partiriam para Manaus.
Procurada, a Varig não se pronunciou sobre as declarações dos passageiros e disse que operou as rotas combinadas com a a Anac.
Rotas rentáveis
Depois que a ex-subsidiária VarigLog comprou a Varig no leilão de quinta-feira passada, os novos donos da companhia anunciaram a suspensão de todos os vôos, com exceção dos da ponte aérea Rio-São Paulo.
A Anac contestou a decisão, e a Varig informou que retomaria rotas com alta taxa de ocupação. Os vôos retomados são Rio-Recife-Fernando de Noronha; Rio-São Paulo-Fortaleza; São Paulo-Manaus. Eles foram cumpridos no sábado e ontem.
Na área internacional, decolaram aviões anteontem para Frankfurt, Londres, Miami e Nova York. Para ontem à noite, estavam confirmados vôos para Caracas e Buenos Aires.
As mudanças na grade de vôos da Varig afetaram outras aéreas. TAM e Gol não conseguiam dar conta da quantidade de passageiros que, com bilhetes da Varig, iam a seus balcões tentar uma transferência. Segundo a Anac, as empresas têm de endossar as passagens da Varig de rotas suspensas, mas as listas de espera são enormes.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a crise da Varig
Varig retoma rotas, mas clientes sofrem
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da Folha de S.Paulo, no Rio de Janeiro
A Varig operou, no final de semana, três rotas domésticas e quatro internacionais, além da ponte aérea Rio-São Paulo, conforme o combinado na sexta com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Mas não informou a seus clientes que outros vôos estão cancelados por tempo indeterminado.
O servidor público Gustavo Alves, 26, disse ter confirmado duas vezes, em uma loja da empresa, que estava mantido o vôo que pegaria para Porto Alegre (RS) às 10h de ontem, no aeroporto internacional do Rio. Ele só descobriu o cancelamento quando chegou ao Galeão com a mulher e a filha de seis anos.
"Meu destino final é Gramado. Tenho hotel reservado por uma semana com diária de mais de R$ 300. Se não embarcar hoje [ontem], não chego a Gramado e perco a reserva do hotel. Quem vai me reembolsar? Se eles [a Varig] tivessem confirmado que o vôo estava cancelado, teria vindo de madrugada, porque havia dois vôos da Gol em que seria mais fácil ter vaga. Agora, estou em três listas de espera, cada uma com 20 pessoas na frente."
O mesmo aconteceu com o personal trainner Ubiratan Xavier, 29. Ele afirmou ter ligado para a Varig e obtido a garantia de que o vôo para Manaus (AM), com escala em Brasília, previsto para as 8h45 de ontem, estava confirmado.
"Cheguei às 7h e descobri que não tinha o vôo. Isso é um absurdo", disse ele, antes de seguir para a Gol, onde descobriu que poderia entrar nas listas de espera de três vôos (com cerca de 30 passageiros cada um) que partiriam para Manaus.
Procurada, a Varig não se pronunciou sobre as declarações dos passageiros e disse que operou as rotas combinadas com a a Anac.
Rotas rentáveis
Depois que a ex-subsidiária VarigLog comprou a Varig no leilão de quinta-feira passada, os novos donos da companhia anunciaram a suspensão de todos os vôos, com exceção dos da ponte aérea Rio-São Paulo.
A Anac contestou a decisão, e a Varig informou que retomaria rotas com alta taxa de ocupação. Os vôos retomados são Rio-Recife-Fernando de Noronha; Rio-São Paulo-Fortaleza; São Paulo-Manaus. Eles foram cumpridos no sábado e ontem.
Na área internacional, decolaram aviões anteontem para Frankfurt, Londres, Miami e Nova York. Para ontem à noite, estavam confirmados vôos para Caracas e Buenos Aires.
As mudanças na grade de vôos da Varig afetaram outras aéreas. TAM e Gol não conseguiam dar conta da quantidade de passageiros que, com bilhetes da Varig, iam a seus balcões tentar uma transferência. Segundo a Anac, as empresas têm de endossar as passagens da Varig de rotas suspensas, mas as listas de espera são enormes.
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