Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 12h28

Índice da telefonia sobe mais que a inflação medida pelo IPCA

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST), que reajusta as tarifas de telefones fixos, encerrou o mês de junho com alta de 0,36%. Desde janeiro, quando começou a ser medido pela Anatel e o IBGE, o indicador acumula alta de 1,72%.

Tanto no mês quanto no acumulado do ano, o índice superou a inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indicador, que serve de referência para a meta do governo, fechou junho com deflação de 0,21% e acumula no ano uma alta de 1,54%.

O IST de junho ficou abaixo do antigo indexador das tarifas de telefonia, o IGP-DI, que fechou o mês em 0,67%. Entretanto, no ano, o índice das teles ainda supera o IGP-DI, que acumulou 1,28%.

O novo índice foi utilizado em junho deste ano pela primeira vez para corrigir as tarifas da telefonia fixa, como prevê o contrato de concessão das teles, que entrou em vigor em janeiro.

Para calcular as novas tarifas, a agência considerou uma variação de junho a dezembro pelo IGP-DI (como previa o antigo contrato) e de cinco meses pelo IST. A partir do próximo reajuste, previsto para junho do ano que vem, somente o IST será considerado no cálculo das tarifas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o IST
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página