Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/07/2006 - 19h25

SP fica em 11º em ranking de 13 cidades sobre facilidade para fazer negócios

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

A cidade de São Paulo aparece em 11º lugar, à frente apenas de Cuiabá e Fortaleza, em um ranking de 13 cidades brasileiras sobre a facilidade para fazer negócios. O relatório foi elaborado pelo Banco Mundial em parceria com o MBC (Movimento Brasil Competitivo).

As cidades analisadas foram Brasília, Manaus, Belo Horizonte, Porto Velho, São Luis, Porto Alegre, Campo Grande, Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, São Paulo, Cuiabá e Fortaleza. Dessas, o local mais fácil para se fazer negócios é Brasília, enquanto Fortaleza amarga a pior posição do ranking.

O ranking avalia cinco variáveis: tempo para abertura de empresas, obtenção de créditos, pagamentos de impostos e cumprimento de contratos.

O desempenho ruim de São Paulo se deve basicamente à demora para o tempo de abertura de empresas e à burocracia relacionada ao pagamento de impostos.

Na capital paulista, são necessários 152 dias para se abrir uma empresa, prazo oito vezes maior que o registrado em Belo Horizonte, a mais rápida do país.

Em termos de pagamento de impostos, o desempenho também é ruim. A cidade fica em penúltimo lugar. Isto significa que se ele cumprir todos os procedimentos legais, paga em média 48% do lucro bruto obtido no ano.

No entanto, São Paulo é a terceira melhor cidade para se cumprir os contratos, na média que avalia prazos e custos de contratos.

Para o diretor do MBC, Cláudio Gastal, o resultado do ranking pode ter sofrido distorção em razão da metodologia adotada. Isto porque por determinação do Banco Mundial, os dados de São Paulo se referem a 2005, enquanto que o das demais capitais correspondem a 2006. "É claro que [o estudo] pode ter deixado de fora as melhorias feitas na cidade neste ano, mas serve como comparação", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o ambiente de negócios no Brasil
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página