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28/07/2006
-
18h31
KAREN CAMACHO
da Folha Online
O telefone popular lançado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não foi um sucesso de vendas no primeiro mês de lançamento em São Paulo. Em todo o Estado, a Telefônica vendeu apenas 167 terminais desde que o serviço começou a ser oferecido, segundo informou a empresa à Folha Online.
O chamado Aice (Acesso Individual Classe Especial) está disponível desde o dia 1º de julho. Em São Paulo, podem comprar usuários de nove cidades do Estado que têm mais de 500 mil habitantes (São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba e Ribeirão Preto).
O Aice é um telefone fixo pré-pago com assinatura mais baixa (R$ 22,87, em São Paulo), mas sem direito a franquia de pulsos. As ligações são feitas com uso de cartão com créditos e o minuto custa cerca de R$ 0,09. A habilitação do serviço custa de R$ 42 a R$ 88,01, de acordo com a cidade.
O serviço é vantajoso, segundo a própria Anatel, para quem fala até 60 minutos por mês ao telefone. As chamadas para telefones de emergência e para 0800 são liberadas mesmo na ausência de créditos e o serviço não aceita chamadas a cobrar.
Em todo o país, moradores de 32 municípios com mais de 500 mil habitantes têm acesso ao telefone popular. Segundo a agência o serviço está disponível para 25% da população.
Para ter acesso ao Aice, o domicílio não pode ter outra linha telefônica instalada. Cerca de 27 milhões de famílias não têm acesso ao telefone fixo em seus domicílios, segundo estimativa do governo. Em São Paulo, a Telefônica vende o serviço pelo 0800-101515.
Crítica
Uma desvantagem do plano, que foi criticado pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante a sua elaboração, está no fato de não haver a chamada modulação horária, existente no plano básico.
Essa modulação permite que o usuário fale ou fique conectado à internet por horas, pagando o equivalente a um pulso entre 0h e 6h durante a semana, de 14h de sábado às 6h de segunda-feira e durante os feriados.
A partir de janeiro de 2007 o serviço deverá chegar aos municípios com mais de 300 mil habitantes; em julho de 2007 será a vez das cidades com mais de 100 mil habitantes e, a partir de janeiro de 2008, todas as localidades com mais de 300 habitantes deverão contar com o novo plano de serviço.
No país
A Anatel informou que, como as empresas têm até 30 dias para instalar os terminais, a agência deve receber os números reais de usuários do Aice em meados de setembro.
Brasil Telecom e Telemar foram procuradas para comentar sobre as vendas do produto mas informaram que ainda não fecharam o balanço.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre telefone popular
Telefônica vende apenas 167 telefones populares em São Paulo
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da Folha Online
O telefone popular lançado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não foi um sucesso de vendas no primeiro mês de lançamento em São Paulo. Em todo o Estado, a Telefônica vendeu apenas 167 terminais desde que o serviço começou a ser oferecido, segundo informou a empresa à Folha Online.
O chamado Aice (Acesso Individual Classe Especial) está disponível desde o dia 1º de julho. Em São Paulo, podem comprar usuários de nove cidades do Estado que têm mais de 500 mil habitantes (São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Osasco, Santo André, São José dos Campos, Sorocaba e Ribeirão Preto).
O Aice é um telefone fixo pré-pago com assinatura mais baixa (R$ 22,87, em São Paulo), mas sem direito a franquia de pulsos. As ligações são feitas com uso de cartão com créditos e o minuto custa cerca de R$ 0,09. A habilitação do serviço custa de R$ 42 a R$ 88,01, de acordo com a cidade.
O serviço é vantajoso, segundo a própria Anatel, para quem fala até 60 minutos por mês ao telefone. As chamadas para telefones de emergência e para 0800 são liberadas mesmo na ausência de créditos e o serviço não aceita chamadas a cobrar.
Em todo o país, moradores de 32 municípios com mais de 500 mil habitantes têm acesso ao telefone popular. Segundo a agência o serviço está disponível para 25% da população.
Para ter acesso ao Aice, o domicílio não pode ter outra linha telefônica instalada. Cerca de 27 milhões de famílias não têm acesso ao telefone fixo em seus domicílios, segundo estimativa do governo. Em São Paulo, a Telefônica vende o serviço pelo 0800-101515.
Crítica
Uma desvantagem do plano, que foi criticado pelo próprio ministro das Comunicações, Hélio Costa, durante a sua elaboração, está no fato de não haver a chamada modulação horária, existente no plano básico.
Essa modulação permite que o usuário fale ou fique conectado à internet por horas, pagando o equivalente a um pulso entre 0h e 6h durante a semana, de 14h de sábado às 6h de segunda-feira e durante os feriados.
A partir de janeiro de 2007 o serviço deverá chegar aos municípios com mais de 300 mil habitantes; em julho de 2007 será a vez das cidades com mais de 100 mil habitantes e, a partir de janeiro de 2008, todas as localidades com mais de 300 habitantes deverão contar com o novo plano de serviço.
No país
A Anatel informou que, como as empresas têm até 30 dias para instalar os terminais, a agência deve receber os números reais de usuários do Aice em meados de setembro.
Brasil Telecom e Telemar foram procuradas para comentar sobre as vendas do produto mas informaram que ainda não fecharam o balanço.
Especial
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