Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 13h10

Fogões ficam até 12% mais caros com nova válvula de segurança

Publicidade

da Folha Online

Os fogões fabricados no Brasil desde o último dia 1º de julho têm saído das fábricas com reajustes de 8% a 12%, segundo a Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

O aumento de preço se deve à instalação da nova válvula de segurança que corta a saída de gás na ausência da chama.

O dispositivo, que torna os fogões mais seguros, eliminou a possibilidade de vazamento de gás no caso da chama se apagar acidentalmente ou do forno ser ligado sem que a chama esteja acesa.

Em contrapartida, os produtos tiveram um aumento em função do custo adicional da válvula. Os reajustes variam de acordo com o modelo e chegam gradativamente ao varejo à medida que os lojistas repõem os estoques do produto.

Segundo a Eletros, em alguns casos os fogões com válvulas são vendidos ao lado dos fogões sem válvula. "Por isso, enquanto persistirem os estoques antigos de fogões, é recomendável que o consumidor, ao chegar na loja, verifique se o fogão tem ou não válvula e o respectivo preço de cada produto", diz a associação em nota.

Os casos de vazamentos de gás no forno ocasionados por apagamento de chama tendem a cair a zero com a nova válvula de segurança do forno, segundo os fabricantes de fogões. Esse dispositivo é especialmente favorável para crianças, que podem acionar acidentalmente o botão, e para idosos, que têm problemas em verificar se a chama do forno acendeu e se não está havendo vazamento de gás por ausência de chama.

O lançamento da nova válvula de segurança exigiu investimentos de R$ 50 milhões em pesquisa, desenvolvimento e linha de produção e de montagem por parte dos fabricantes de fogões, segundo Paulo Saab, presidente da Eletros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre reajuste de eletrodomésticos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página