Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 14h50

PF prende dez supostos fraudadores da Previdência em Pernambuco

Publicidade

da Folha Online

Força-tarefa previdenciária prendeu hoje dez supeitos por fraudes na concessão de pensões do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Pernambuco.

As prisões, de quatro servidores da Previdência Social e seis cidadãos comuns, aconteceram no municípios de Recife e Cabo do Santo Agostinho. A Previdência não informou o nome dos presos porque o processo corre em segredo de Justiça.

Durante a "Operação Cabo", polificiais federais também cumpriram 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal pernambucana.

Segundo a Previdência, a quadrilha, investigada desde janeiro, fraudava o INSS por meio de documentos falsos usados no preenchimento de requerimentos para a concessão de benefícios de pensão por morte.

Dentre as falsificações, foi identificado o uso de múltiplos CPFs e carteiras de identidade, inserção indevida de dados por procuradores, alterações de endereços, falsificação de memorandos internos da Previdência e agilização indevida de processos.

As fraudes contaram com a ajuda de uma servidora de cartório que cooptava os indivíduos que serviriam como representantes ou procuradores das crianças e adolescentes junto à Previdência Social.

As irregularidades consistiam no uso de documentos falsos pela inexistência do óbito ou pela alteração da data das mortes a fim de aumentar o período de pagamento ao beneficiário.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes contra a Previdência
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página