Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/08/2006 - 17h16

Vendas de televisores caem 35% com fim da Copa

Publicidade

da Folha Online

As vendas de televisores de fabricantes para o varejo registraram forte queda de 35% em julho na comparação com o mês anterior, segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

A queda acontece após o crescimento de 37,84% registrado no primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano passado.

Essa alta expressiva ocorreu devido à Copa do Mundo e ao barateamento de televisores com novas tecnologias, como o plasma e o cristal líquido.

A reversão do mercado em julho é atribuído pela Eletros à fraca demanda após a Copa e ao excesso de estoques do varejo.

Para desovar os estoques, o varejo tem apelado para promoções. Segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço dos aparelhos recuou 2,29% em julho na comparação com junho.

Após a venda de cerca de 6 milhões de televisores no primeiro semestre, a Eletros espera que nos últimos seis meses deste ano a demanda caia 33,3%, para 4 milhões de aparelhos.

Confirmado esse cenário de venda de 10 milhões de aparelhos em 2006, o ano, que começou muito bom para os fabricantes, terminaria com um crescimento de apenas 5% sobre 2005.

"Não é um percentual muito expressivo comparado aos últimos anos, em que as vendas dos televisores cresceram entre 15% e 20%", disse em nota Paulo Saab, presidente da Eletros.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vendas de televisores
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página