Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2006 - 18h24

Caças franceses comprados pelo Brasil chegam em setembro

Publicidade

da Folha Online

Dois dos 12 caças Mirage 2000-C usados adquiridos pelo governo brasileiro no ano passado devem chegar ao país em duas semanas. As aeronaves, compradas do governo francês, pousarão na Base Aérea de Anápolis (GO) em 4 de setembro.

O acordo foi assinado em julho de 2005 pelo ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) em Paris. Os outros dez caças ainda estão em operação na força aérea francesa e serão entregues após passar por uma revisão completa.

Os aviões comprados são a versão mais antiga do caça Mirage-2000, a C/B. Pelas aeronaves o governo brasileiro pagará 80 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões, em valores atuais), quantia que inclui ainda peças, treinamento e armamento.

Os caças vão substituir os Mirage IIIEBR da Força Aérea Brasileira, que deixaram de voar no final do ano passado. Trata-se de uma alternativa ao projeto F-X, que previa a compra de supersônicos novos por meio de concorrência internacional.

Devido a pressões políticas e o alto custo do projeto F-X (estimado em ao menos US$ 700 milhões), a concorrência acabou sendo sucessivamente postergada pelos governo FHC e Lula, até que foi extinta --ao menos temporariamente.

A aquisição dos caças, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), é uma solução intermediária. A idéia é retomar, tão logo haja um panorama favorável, o processo do projeto F-X. A Aeronáutica pretende incorporar e colocar em operação uma nova aeronave de defesa aérea no ano de 2011.

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Governo Lula investiu mais em estradas que na saúde
  • Brasil compra 12 aviões Mirage usados da França

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os caças Mirage
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página