Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2006 - 11h10

Copa do Mundo e crédito impulsionaram vendas de eletroeletrônicos

Publicidade

da Folha Online

A Copa do Mundo, a oferta de crédito e a queda de preços impulsionaram as vendas de eletroeletrônicos no primeiro semestre deste ano, que cresceram 14,43% sobre igual intervalo do ano passado, segundo dados preliminares da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos).

As vendas do período foram puxadas principalmente linha de imagem e som, com aumento de 34,17% em relação ao primeiro semestre de 2005. A linha branca registrou um incremento de 5,07% no período. Já o comércio de portáteis caiu 8,37% no semestre.

"As vendas de eletroeletrônicos tiveram um bom desempenho no primeiro semestre, devido a fatores como a Copa do Mundo, maior oferta de crédito e a queda no preço dos produtos", afirmou Paulo Saab, presidente da Eletros.

O segundo semestre, entretanto, não deverá acompanhar o ritmo de crescimento dos primeiros seis meses do ano, principalmente por causa das vendas de televisores, que devem ficar em torno de 4 milhões, contra 6 milhões na primeira metade do ano.

De junho para julho, as vendas de televisores da indústria para o varejo tiveram um recuo de 35%, após terem registrado um crescimento de 37,84% no primeiro semestre.

"O varejo registrou uma redução de demanda em torno de 25%, o que, somado à existência de estoques no mercado, levou a uma queda no volume de encomendas do varejo para a indústria", disse Saab

O presidente da Eletros explica que, por conta dos estoques excedentes de televisores nesse segmento, a estimativa é de que a indústria faça um corte no volume de produção em relação ao ritmo registrado até junho.

Nos aparelhos de DVD, as vendas do primeiro semestre tiveram crescimento de 40,87%, confirmando a curva crescente de demanda pelas novas tecnologias.

Na linha branca, os produtos que tiveram os melhores desempenhos no primeiro semestre foram os refrigeradores, com vendas 5,82% maiores; os fogões, com crescimento de 6,23% e as lavadoras automáticas, com incremento de 3,58%.

No semestre, o segmento de portáteis foi o único que apresentou decréscimo na comparação com 2005, mas ainda assim as vendas de aspiradores de pó cresceram 3,58%; as de secadores e modeladores, 16,74%; e as de cafeteiras, 13,59%.

Na média, o setor eletroeletrônico de consumo mantém a projeção de crescer entre 16% e 17% no acumulado deste ano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Eletros
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página