Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2006 - 16h22

Apple anuncia recall de 1,8 milhão de baterias da Sony para laptops

Publicidade

da Folha Online

A Apple Computer anunciou nesta quinta-feira o recall de 1,8 milhão de baterias para laptops, fabricadas pela Sony, que podem apresentar superaquecimento e pegar fogo.

O recall vem depois de a Dell ter anunciado um recall, no último dia 15, de 4,1 milhões de baterias da Sony, pela mesma razão.

O recall envolve 1,1 milhão de aparelhos da Apple vendidos nos EUA entre outubro de 2003 e agosto de 2006. Os modelos são: o iBook G4, com tela de 12 polegadas; o PowerBook G4, de 12 polegadas; e o PowerBook G4, de 15 polegadas. Além desses, outras 700 mil baterias em aparelhos vendidos em outros países também estão no recall, segundo a Comissão de Segurança de Produtos ao Consumidor dos EUA.

A Apple informou ter recebido nove relatos de superaquecimento de baterias utilizadas em laptops de sua marca --em dois casos, os usuários dos aparelhos afirmaram terem sofrido queimaduras leves, segundo a empresa.

As baterias, tanto no caso da Apple como da Dell, são fabricadas pela japonesa Sony Energy Devices.

Em um comunicado, a Sony informou, após o recall da Dell, que os problemas ocorrem em "raras ocasiões", quando uma partículas microscópicas de metal dentro da bateria entram em contato com outros componentes da própria bateria e causam um curto-circuito.

Os usuários dos laptops da Apple foram instruídos a não utilizarem as baterias e a removerem-nas dos aparelhos --que poderão continuar a ser utilizados, no entanto, desde que ligados à eletricidade.

Os dois recalls devem custar à Sony perto de US$ 200 milhões.

O porta-voz da Apple, Steve Dowling, disse que o recall não deve causar efeitos nocivos aos resultados financeiros da empresa.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Dell faz recall de 4,1 milhões de baterias de notebooks

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apple Computer
  • Leia o que já foi publicado sobre recall de aparelhos eletrônicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página