Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/08/2006 - 12h05

Confiança do consumidor registra queda em agosto nos EUA

Publicidade

da Folha Online

A confiança do consumidor norte-americano na economia dos EUA recuou em agosto para 99,6 pontos, índice mais baixo desde novembro de 2005, informou nesta terça-feira o instituto privado de pesquisa The Conference Board.

A leitura deste mês representou um recuo expressivo na comparação com o dado de julho, quando o índice ficou em 107 pontos. Em novembro do ano passado, a confiança do consumidor --ainda refletindo os efeitos da destruição causada pelo furacão Katrina no sul do país-- havia ficado em 98,3 pontos.

Em abril, o índice atingiu 109,8 pontos, maior nível em um ano.

"Condições menos favoráveis e um cenário menos favorável no mercado de trabalho resultaram na maior queda em um mês na confiança do consumidor desde a passagem do furacão Katrina, no ano passado", disse a diretora do centro de pesquisa do instituto, Lynn Franco, em um comunicado.

"Os consumidores estão ficando cada vez mais pessimistas quanto ao cenário de curto prazo", afirmou.

O indicador sobre a situação atual da economia americana caiu para 123,4 pontos neste mês, contra 134,2 em julho; já o componente de expectativas para os próximos meses caiu para 83,8 pontos (em julho, estava em 88,9 pontos).

Dos entrevistados pelo instituto, 24,4% afirmaram que o mercado de trabalho tem vagas suficientes --enquanto no mês passado essa era a opinião de 28,6% dos que responderam à pesquisa. Já os que consideram difícil encontrar emprego atingiram 21,1% --mais que os 19,6% de julho.

Dados sobre confiança do consumidor são acompanhados com atenção pelo mercado financeiro nos EUA, uma vez que o consumo responde por cerca de dois terços de toda a atividade econômica do país.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre confiança do consumidor nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página