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12/09/2006
-
11h55
da Folha Online
Mesmo após o leilão de venda da Varig para a VarigLog, em 20 de julho, a empresa aérea, que já foi líder no Brasil, continuou a perder mercado e aumentou o índice de vôos cancelados.
Segundo balanço divulgado hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a participação de mercado da Varig em vôos domésticos caiu de 3,54% em julho para 2,21% em agosto. Nos vôos internacionais, a redução foi de 29,96% para 21,64%.
Além de perder mercado, a Varig não conseguiu, segundo a Anac, aumentar a regularidade de seus vôos apesar de ter lançado diversas promoções para recuperar a clientela.
Segundo a Anac, a Varig conseguiu cumprir apenas 15% dos vôos domésticos programados em agosto, contra 17% em julho. Já entre os trechos internacionais a queda foi de 15% para 8%.
Por outro lado, a empresa conseguiu elevar seus índices de pontualidade. No mercado doméstico, 98% dos vôos obedeceram horários previstos, contra 89% em julho. A alta nos trechos internacionais foi de 79% para 84%.
Procurada, a Varig negou a piora em seus índices de regularidade e lembrou que a Anac contabiliza tanto as rotas que a empresa continua a operar quanto aquelas que foram temporariamente suspensas em seu balanço.
Segundo a Varig, entre as rotas domésticas que continuam em operação, em agosto o índice de pontualidade foi de 98,3% e o de regularidade de 96,4%. Já nas linhas internacionais, a pontualidade foi de 83,6% e a regularidade, de 98,5%. Ou seja, índices equivalentes ao das melhores empresas do setor aéreo.
A Varig hoje voa para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Caracas, Buenos Aires e Frankfurt. A empresa aguarda a autorização de vôo da Anac para ampliar o número de rotas.
Outras empresas
Já TAM, Gol e BRA continuaram a se beneficiar do processo de encolhimento da Varig, que já dura vários anos.
A TAM manteve-se líder tanto do mercado doméstico quanto internacional, com mais da metade de todos os passageiros transportados por empresas brasileiras.
Segundo a Anac, a TAM teve em agosto 51,34% do mercado doméstico, contra 51,22% em julho. Entre rotas internacionais, a alta foi de 52,64% para 54,55%.
Já a Gol subiu de 36% para 37,35% em vôos nacionais. Por outro lado, a empresa perdeu a terceira posição no mercado internacional ao cair de 10,92% para 10,75%.
Já a BRA teve forte alta de 6,02% do mercado internacional em julho para 12,50% em agosto, ultrapassando a Gol. Em vôos domésticos, no entanto, a empresa caiu de 4,38% para 4,19%.
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Mesmo após o leilão de venda da Varig para a VarigLog, em 20 de julho, a empresa aérea, que já foi líder no Brasil, continuou a perder mercado e aumentou o índice de vôos cancelados.
Segundo balanço divulgado hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a participação de mercado da Varig em vôos domésticos caiu de 3,54% em julho para 2,21% em agosto. Nos vôos internacionais, a redução foi de 29,96% para 21,64%.
Além de perder mercado, a Varig não conseguiu, segundo a Anac, aumentar a regularidade de seus vôos apesar de ter lançado diversas promoções para recuperar a clientela.
Segundo a Anac, a Varig conseguiu cumprir apenas 15% dos vôos domésticos programados em agosto, contra 17% em julho. Já entre os trechos internacionais a queda foi de 15% para 8%.
Por outro lado, a empresa conseguiu elevar seus índices de pontualidade. No mercado doméstico, 98% dos vôos obedeceram horários previstos, contra 89% em julho. A alta nos trechos internacionais foi de 79% para 84%.
Procurada, a Varig negou a piora em seus índices de regularidade e lembrou que a Anac contabiliza tanto as rotas que a empresa continua a operar quanto aquelas que foram temporariamente suspensas em seu balanço.
Segundo a Varig, entre as rotas domésticas que continuam em operação, em agosto o índice de pontualidade foi de 98,3% e o de regularidade de 96,4%. Já nas linhas internacionais, a pontualidade foi de 83,6% e a regularidade, de 98,5%. Ou seja, índices equivalentes ao das melhores empresas do setor aéreo.
A Varig hoje voa para Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Manaus, Caracas, Buenos Aires e Frankfurt. A empresa aguarda a autorização de vôo da Anac para ampliar o número de rotas.
Outras empresas
Já TAM, Gol e BRA continuaram a se beneficiar do processo de encolhimento da Varig, que já dura vários anos.
A TAM manteve-se líder tanto do mercado doméstico quanto internacional, com mais da metade de todos os passageiros transportados por empresas brasileiras.
Segundo a Anac, a TAM teve em agosto 51,34% do mercado doméstico, contra 51,22% em julho. Entre rotas internacionais, a alta foi de 52,64% para 54,55%.
Já a Gol subiu de 36% para 37,35% em vôos nacionais. Por outro lado, a empresa perdeu a terceira posição no mercado internacional ao cair de 10,92% para 10,75%.
Já a BRA teve forte alta de 6,02% do mercado internacional em julho para 12,50% em agosto, ultrapassando a Gol. Em vôos domésticos, no entanto, a empresa caiu de 4,38% para 4,19%.
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