Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2006 - 11h48

Governo deve investir R$ 1 bi para ampliar uso de banda larga até 2010

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Florianópolis

O governo pretende investir cerca de R$ 1 bilhão nos próximos quatro anos para levar o serviço de acesso à internet em banda larga a 2,7 mil municípios brasileiros até 2010.

A informação é do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que participou ontem à noite da abertura da Futurecom, feira do setor de telecomunicações.

Para viabilizar esse investimento, no entanto, o ministro admitiu que precisará convencer a área econômica do governo a descontingenciar recursos do orçamento do ministério.

O investimento deverá ser feito dentro do projeto de cidades digitais, com a oferta de serviços públicos de acesso à internet, que garantirá a instalação de infra-estrutura nesses 2,7 mil municípios.

Segundo o ministro, hoje apenas 700 municípios teriam alta capacidade de interconexão, e dificilmente seria possível universalizar o serviço com base nas redes de fibra no curto prazo. Por isso, Costa defende o uso das redes sem fio, com tecnologia WiMAX para essa universalização.

O ministro pretende aproveitar a licitação das freqüências de 3,5 GHz e 10,5 GHz, paralisada pelo TCU (Tribunal de contas da União), para incluir obrigações de inclusão digital.

A repórter viajou a convite da Associação GSM

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre internet em banda larga
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página