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09/10/2006 - 13h55

EADS aceita renúncia de executivo-chefe da Airbus

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da Folha Online

A empresa européia do setor aeroespacial EADS aceitou o pedido de renúncia do executivo-chefe da Airbus (divisão de construção de aviões da empresa), Christian Streiff.

A empresa anunciou ainda a substituição de Streiff por Louis Gallois. Ele deve acumular a posição de executivo-chefe com o cargo de co-presidente executivo da EADS, antes ocupado por Noel Forgeard, que renunciou em julho --A Lagardere e a DaimlerChrysler, que detêm 37,5% das ações do grupo, pressionaram pela saída.

Streiff, por sua vez, havia chegado ao cargo também em julho, ocupando a vaga deixada por Gustav Humbert.

Gallois se encontrou hoje com o primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, e com o ministro das Finanças, Thierry Breton, para discutir a atual situação da EADS e da Airbus, segundo um porta-voz de Villepin ouvido pela agência de notícias Associated Press.

A razão principal da dança das cadeiras na empresa é a pressão ocasionada pelos atrasos na construção do novo avião da Airbus, o A380.

Na semana passada, a Airbus anunciou um novo atraso na entrega do A380: em 2007, a empresa irá entregar uma unidade do avião, quando a promessa inicial era de entregar nove unidades. No início do ano passado, a Airbus havia anunciado um atraso de seis meses, e em junho deste ano, anunciou um outro atraso, de mais seis meses.

Streiff havia elaborado um plano de cortes de custos no programa A380, mas enfrentou muita resistência dos acionistas sobre a implementação do programa e sobre quanto controle o executivo exerceria --pelo programa, ele se reportaria à empresa a cada trimestre e teria palavra final sobre indicações. A EADS, por sua vez, exigia ter um acompanhamento mais próximo.

No mês passado, a Airbus realizou o primeiro vôo-teste com o A380 com passageiros --474 empregados da empresa. O vôo foi o primeiro de uma série para realizar os testes do ambiente na cabine dos pilotos e dos sistemas do avião com os passageiros a bordo.

Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.

Com agências internacionais

Especial
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