Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2006 - 12h29

Brasil e Japão discutem até quinta-feira tecnologia para TV digital

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O governo brasileiro reúne-se a partir de hoje até a próxima quinta-feira uma comitiva de 24 japoneses no Palácio do Itamaraty para tentar detalhar a incorporação das inovações brasileiras na configuração do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, baseado no padrão japonês (ISDB).

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, disse hoje, ao chegar para a reunião, que os principais temas do encontro serão a transferência de tecnologia, a criação do fórum internacional para o sistema e as possíveis parcerias na América Latina.

Esta será a primeira reunião do Grupo de Trabalho Conjunto Brasil-Japão sobre TV Digital, constituído em agosto, logo após a escolha da tecnologia japonesa para a digitalização da TV aberta no Brasil, a fim de permitir o diálogo e a cooperação entre os representantes dos dois países.

Essa cooperação tecnológica tem como objetivo principal o desenvolvimento da indústria eletroeletrônica brasileira, além da padronização e cooperação industrial, desenvolvimento de recursos humanos, propriedade intelectual, financiamento e cooperação sobre radiodifusão.

De acordo com o Itamaraty, o encontro vai possibilitar também que os representantes brasileiros recebam informações técnicas de propriedade da Associação de Indústrias e Empresas de Radiodifusão (ARIB) para facilitar as especificações do sistema brasileiro.

Além de Martins, representando o Ministério das Comunicações, participarão das reuniões pelo lado brasileiro representantes da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ciência e Tecnologia, Fazenda, Educação, pesquisadores e empresários com assento na Câmara Executiva do Fórum SBTVD, representando a indústria e os radiodifusores.

Do lado japonês, a comitiva é liderada pelo diretor da Divisão de Informação e Comunicação Eletrônica do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão, Hidehiro Yokoo.

No início da tarde, o ministro das Comunicações Hélio Costa deverá apresentar à imprensa o cronograma de implantação da TV digital, definindo os prazos para a solicitação de canais digitais pelas geradoras e transmissoras de TV aberta.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre TV Digital
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página