Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2006 - 18h53

Se comprar Inco, Vale não poderá demitir por 3 anos

Publicidade

da Folha Online

A Companhia Vale do Rio Doce se comprometeu a não demitir funcionários no Canadá por um prazo de três anos caso consiga comprar a mineradora local Inco. Além disso, o número total de empregados não deverá cair abaixo de 85% do atual.

A Vale ofereceu comprar todas as ações da Inco por cerca de US$ 17,5 bilhões, no que seria o maior negócio envolvendo uma empresa brasileira já realizado.

As promessas foram acertadas para que a Vale obtivesse todas as autorização necessárias de órgãos reguladores para concretizar o negócio.

Hoje a empresa obteve autorização conforme o "Investment Canada Act" para a compra, o último documento necessário. No dia 1º deste mês, o Canadian Competition Bureau, órgão canadense responsável por questões concorrenciais, e o FTC (Federal Trade Commission, o equivalente ao Cade --Conselho Administrativo de Defesa Econômica-- nos EUA) aprovaram a concretização do negócio. A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) deu sinal verde no último dia 6.

Para conseguir todas as autorizações, a Vale se comprometeu também em estabelecer a base de seu negócio global de níquel em Toronto (Ontário) e com o objetivo de tornar a Inco a líder global nesse minério --hoje a empresa é a segunda maior em produção e maior em reservas.

Além disso, a Vale também se comprometeu a investir na empresa, preservar o meio ambiente e incentivar comunidades locais.

A Vale ofereceu 86 dólares canadenses por cada ação ordinária da Inco com pagamento à vista. O prazo para que os detentores dos papéis aceitem a proposta termina no dia 23, à meia-noite (horário de Toronto).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página