Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2006 - 10h47

Lucro da Volks cai 92% com custos da reestruturação

Publicidade

da Folha Online

Os custos com a reestruturação mundial promovida pela Volkswagen derrubaram o lucro da montadora alemã em 92%.

A empresa teve um lucro líquido de 23 milhões de euros no terceiro trimestre, contra 282 milhões de euros no mesmo período do ano passado. As vendas, por outro lado, subiram 7% no trimestre e alcançaram 25,14 bilhões de euros.

Já entre janeiro e setembro, a Volks registrou um lucro de 1,21 bilhão de euros, o que representa uma alta de 77% sobre o mesmo período do ano passado.

Apesar da alta das vendas, a reestruturação mundial anunciada pela empresa no ano passado reduziu os lucros. Aproximadamente 11 mil funcionários já concordaram em antecipar a aposentadoria.

A Volks informou que o programa de cortar um total de 20 mil empregos apenas na Alemanha continua sendo implantado. A meta é reduzir os custos 1 bilhão de euros em 2006.

No Brasil, a Volks conseguiu aprovação de sindicatos para cortar 3.600 funcionários na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e mais 700 em Taubaté (SP). Os cortes serão implementados até 2008.

Muitas montadoras na Europa e nos Estados Unidos têm cortado custos devido a uma redução nas vendas e a uma competição mais acirrada com rivais asiáticos.

Nesta semana, a DaimlerChrysler já anunciou que seus lucros caíram 37% no terceiro trimestre, para 541 milhões de euros. Já a General Motors informou que seu prejuízo alcançou US$ 115 milhões no período, bem menor que a perda de US$ 1,7 bilhão registrada no terceiro trimestre do ano passado.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Volkswagen
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página