Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 10h08

Airbus pode perder mais encomendas do A380; EADS tem prejuízo no 3º tri

Publicidade

da Folha Online

A EADS (European Aeronautic, Defence & Space), que controla a fabricante de aviões Airbus, anunciou nesta quarta-feira que teve um prejuízo de 195 milhões de euros no terceiro trimestre e que a Airbus pode perder mais encomendas do A380 --ontem foram cancelados 10 pedidos do novo avião feitos pela entregadora americana FedEx.

O executivo-chefe da EADS, Hans-Peter Ring, disse que a Airbus precisa reconfirmar as encomendas de outras 15 unidades do A380 --10 da entregadora UPS e cinco da International Lease Finance. Ontem, a FedEx --maior empresa de entregas dos EUA-- cancelou a encomenda de 10 aviões A380 e fez pedidos firmes de 15 aviões modelo 777 da rival americana Boeing, com opção de outros 15.

Divulgação
O Airbus A380, na versão para passageiros
Segundo Ring, todas as encomendas feitas por companhia de entrega estão agora na "zona de cancelamento".

A Airbus ainda tem 142 encomendas do avião na versão para transporte de passageiros. A Virgin Atlantic Airways adiou o recebimento de suas primeiras unidades do A380 para 2013 e a Emirates (maior compradora do novo modelo, com 45 encomendas) informou que enviará uma equipe de auditores à França, onde o avião é construído, para fiscalizar o calendário de entregas.

A australiana Qantas Airways, no entanto, elevou suas encomendas do A380 de 12 para 20.

No terceiro trimestre de 2005, a EADS havia registrado um lucro líquido de 279 milhões de euros. O dólar em baixa em relação ao euro afetou o resultado, mas os atrasos na produção do A380 foram os principais responsáveis pelo prejuízo no período.

Segundo a EADS, as receitas no trimestre passado cresceram 14%, para 8,49 bilhões de euros, com as vendas tanto de aviões comerciais como para o setor de defesa.

Nos nove primeiros meses do ano, a receita da empresa foi de 27,5 bilhões de euros, enquanto o lucro líquido ficou em 848 milhões (queda de quase um terço, na comparação anual).

Analistas do setor de aviação ouvidos pela agência de notícias Associated Press disseram que os atrasos na produção do A380 podem prejudicar as vendas do A350 --que irá competir com os modelos 777 e 787 da Boeing.

A Airbus anunciou na segunda-feira que pretende cortar o número de seus fornecedores de cerca de 3.000 atualmente para 500, com o objetivo de economizar até 2 bilhões de euros ao ano até 2010 --o programa de redução de custos deve ainda envolver cortes de empregos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Airbus A380
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página