Publicidade
Publicidade
08/11/2006
-
10h08
da Folha Online
A EADS (European Aeronautic, Defence & Space), que controla a fabricante de aviões Airbus, anunciou nesta quarta-feira que teve um prejuízo de 195 milhões de euros no terceiro trimestre e que a Airbus pode perder mais encomendas do A380 --ontem foram cancelados 10 pedidos do novo avião feitos pela entregadora americana FedEx.
O executivo-chefe da EADS, Hans-Peter Ring, disse que a Airbus precisa reconfirmar as encomendas de outras 15 unidades do A380 --10 da entregadora UPS e cinco da International Lease Finance. Ontem, a FedEx --maior empresa de entregas dos EUA-- cancelou a encomenda de 10 aviões A380 e fez pedidos firmes de 15 aviões modelo 777 da rival americana Boeing, com opção de outros 15.
Segundo Ring, todas as encomendas feitas por companhia de entrega estão agora na "zona de cancelamento".
A Airbus ainda tem 142 encomendas do avião na versão para transporte de passageiros. A Virgin Atlantic Airways adiou o recebimento de suas primeiras unidades do A380 para 2013 e a Emirates (maior compradora do novo modelo, com 45 encomendas) informou que enviará uma equipe de auditores à França, onde o avião é construído, para fiscalizar o calendário de entregas.
A australiana Qantas Airways, no entanto, elevou suas encomendas do A380 de 12 para 20.
No terceiro trimestre de 2005, a EADS havia registrado um lucro líquido de 279 milhões de euros. O dólar em baixa em relação ao euro afetou o resultado, mas os atrasos na produção do A380 foram os principais responsáveis pelo prejuízo no período.
Segundo a EADS, as receitas no trimestre passado cresceram 14%, para 8,49 bilhões de euros, com as vendas tanto de aviões comerciais como para o setor de defesa.
Nos nove primeiros meses do ano, a receita da empresa foi de 27,5 bilhões de euros, enquanto o lucro líquido ficou em 848 milhões (queda de quase um terço, na comparação anual).
Analistas do setor de aviação ouvidos pela agência de notícias Associated Press disseram que os atrasos na produção do A380 podem prejudicar as vendas do A350 --que irá competir com os modelos 777 e 787 da Boeing.
A Airbus anunciou na segunda-feira que pretende cortar o número de seus fornecedores de cerca de 3.000 atualmente para 500, com o objetivo de economizar até 2 bilhões de euros ao ano até 2010 --o programa de redução de custos deve ainda envolver cortes de empregos.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o Airbus A380
Airbus pode perder mais encomendas do A380; EADS tem prejuízo no 3º tri
Publicidade
A EADS (European Aeronautic, Defence & Space), que controla a fabricante de aviões Airbus, anunciou nesta quarta-feira que teve um prejuízo de 195 milhões de euros no terceiro trimestre e que a Airbus pode perder mais encomendas do A380 --ontem foram cancelados 10 pedidos do novo avião feitos pela entregadora americana FedEx.
O executivo-chefe da EADS, Hans-Peter Ring, disse que a Airbus precisa reconfirmar as encomendas de outras 15 unidades do A380 --10 da entregadora UPS e cinco da International Lease Finance. Ontem, a FedEx --maior empresa de entregas dos EUA-- cancelou a encomenda de 10 aviões A380 e fez pedidos firmes de 15 aviões modelo 777 da rival americana Boeing, com opção de outros 15.
Divulgação |
O Airbus A380, na versão para passageiros |
A Airbus ainda tem 142 encomendas do avião na versão para transporte de passageiros. A Virgin Atlantic Airways adiou o recebimento de suas primeiras unidades do A380 para 2013 e a Emirates (maior compradora do novo modelo, com 45 encomendas) informou que enviará uma equipe de auditores à França, onde o avião é construído, para fiscalizar o calendário de entregas.
A australiana Qantas Airways, no entanto, elevou suas encomendas do A380 de 12 para 20.
No terceiro trimestre de 2005, a EADS havia registrado um lucro líquido de 279 milhões de euros. O dólar em baixa em relação ao euro afetou o resultado, mas os atrasos na produção do A380 foram os principais responsáveis pelo prejuízo no período.
Segundo a EADS, as receitas no trimestre passado cresceram 14%, para 8,49 bilhões de euros, com as vendas tanto de aviões comerciais como para o setor de defesa.
Nos nove primeiros meses do ano, a receita da empresa foi de 27,5 bilhões de euros, enquanto o lucro líquido ficou em 848 milhões (queda de quase um terço, na comparação anual).
Analistas do setor de aviação ouvidos pela agência de notícias Associated Press disseram que os atrasos na produção do A380 podem prejudicar as vendas do A350 --que irá competir com os modelos 777 e 787 da Boeing.
A Airbus anunciou na segunda-feira que pretende cortar o número de seus fornecedores de cerca de 3.000 atualmente para 500, com o objetivo de economizar até 2 bilhões de euros ao ano até 2010 --o programa de redução de custos deve ainda envolver cortes de empregos.
Especial
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
- Por que empresa proíbe caminhões de virar à esquerda - e economiza milhões
- Megarricos buscam refúgio na Nova Zelândia contra colapso capitalista
- Com 12 suítes e 5 bares, casa mais cara à venda nos EUA custa US$ 250 mi
- Produção industrial só cresceu no Pará em 2016, diz IBGE
+ Comentadas
- Programa vai reduzir tempo gasto para pagar impostos, diz Meirelles
- Ministério Público pede bloqueio de R$ 3,8 bi de dono de frigorífico JBS
+ EnviadasÍndice