Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2006 - 16h57

Ritmo de crescimento das vendas de eletroeletrônicos diminui para 11,79%

Publicidade

da Folha Online

Apesar da proximidade das festas de final de ano, período de maior consumo no varejo, houve uma redução no ritmo de vendas no setor de eletroeletrônicos.

Dados divulgados hoje pela Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) mostram que as vendas do setor apontam crescimento de 11,79% no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Até o final do primeiro semestre, a expansão era de 14,43%.

O crescimento menor das vendas do setor, segundo a Eletros, é reflexo, principalmente, do desempenho da linha de imagem e som. O segmento diminuiu o ritmo de expansão de 37,17% no primeiro semestre para 19,85% no acumulado do ano até setembro.

Os televisores, especificamente, reduziram o ritmo de crescimento de 37,84% até o primeiro semestre para 23,39% no acumulado do ano.

A retração na demanda por televisores já era prevista pela Eletros, que chegou a rever a projeção de vendas do produto no segundo semestre, para 4 milhões de unidades em comparação a 6 milhões vendidas no primeiro semestre.

Imagem e som foi a linha que mais influenciou as vendas nos primeiros seis meses do ano, por conta, basicamente, das promoções de televisores durante a Copa do Mundo.

Já a linha branca melhorou o desempenho, e as vendas cresceram 9,75% até setembro, contra 5% de janeiro a junho.

"O balanço do terceiro trimestre mostra que houve uma mudança no comportamento de vendas dos diferentes segmentos. Os televisores foram os propulsores de venda do primeiro semestre. Já no terceiro trimestre do ano, a linha branca teve maior destaque", afirmou o presidente da Eletros, Paulo Saab.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o setor de eletroeletrônicos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página