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09/11/2006 - 16h51

Crédito imobiliário do Unibanco deve crescer de 30% a 40% em 2007

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IVONE PORTES
da Folha Online

A carteira de crédito imobiliário do Unibanco deve crescer de 30% a 40% em 2007, segundo estimativa do vice-presidente corporativo da instituição, Geraldo Travaglia.

"Um crescimento da ordem de 30% a 40% numa carteira em um ano seria bastante razoável. Acho um crescimento grande, dadas às características ainda incipientes do sistema financeiro no crédito imobiliário", afirmou.

De acordo com Travaglia, o estoque de crédito do banco voltado para o segmento imobiliário totalizou R$ 1,5 bilhão ao final de setembro deste ano, volume 30% superior ao de igual período de 2006. Deste total, R$ 1 bilhão foi direcionado para mutuários e R$ 500 milhões para empresários.

O Unibanco atua no segmento de crédito imobiliário por meio de linhas tradicionais de financiamento e também por intermédio do Sistema Fácil (em parceria com construtoras) e do Plano Único (carta de crédito).

O governo federal anunciou no dia 12 de setembro um pacote de medidas para incentivar a compra de imóveis.

Uma das medidas é o crédito consignado da habitação, por meio do qual servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada poderão oferecer aos bancos como garantia do pagamento de empréstimos o desconto direto da parcela no holerite. O crédito consignado é a modalidade de empréstimo para pessoa física que mais cresce desde que foi criado.

Para Travaglia, as medidas anunciadas pelo governo podem estimular o mercado imobiliário, mas desde que fiquem claras as regras para retomada de garantias.

Segundo ele, a previsão é que o Unibanco aumente o fornecimento de crédito imobiliário à medida que cresça a demanda.

"O Unibanco vai desenvolver a carteira [de crédito imobiliário] na medida adequada. Se for preciso, ele coloca os recursos que forem adequados", disse.

Carteira total.

A carteira de crédito total do banco atingiu R$ 43,323 bilhões ao final de setembro, um crescimento de 17,5% sobre igual período de 2005. Os empréstimos para pessoas físicas avançaram 13,5% e para empresas, 20,1%.

Mas o carro-chefe do banco, segundo o executivo, foi o cartão de crédito, que evoluiu 30,2% em um ano, com 28,7 milhões de plásticos emitidos no final de setembro.

Tanto que o vice-presidente do Unibanco não descarta fechar novas parcerias na área de cartão de crédito no próximo ano.

"Espero que no ano que vem a gente feche mais alguma parceria", disse, acrescentando que já existem operações engatilhadas neste sentido.

Em agosto deste ano, o Unibanco e o grupo Ipiranga renovaram a parceira para a concessão de cartões de crédito "private label" (marca exclusiva) e "co-branded" (emitido em parceria com redes de varejo).

No início do ano passado, o Unibanco e o Wal-Mart anunciam parceria para disponibilizar o cartão Hipercard para as lojas da rede de supermercados em todo o Brasil.

O executivo projeta também uma expansão de 30% a 40% para a carteira de cartão de crédito em 2007 e crescimento de 15% a 20% para a carteira total --mesma estimativa de 2006.

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