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16/11/2006
-
11h14
IVONE PORTES
da Folha Online
A companhia aérea brasileira TAM confirmou ontem a encomenda de 37 aviões da fabricante européia Airbus, conforme estava previsto em um memorando de entendimento assinado entre as duas empresas em junho deste ano.
O contrato, segundo a empresa brasileira, prevê a entrega, até 2010, de 12 aeronaves A319, 16 A320, três A321 e seis A330.
O objetivo da empresa é substituir 22 Fokker-100 que restam em sua frota e também ampliar sua capacidade de oferta.
Por conta do aumento na demanda do mercado, a companhia aérea brasileira tem optado por comprar aviões com maior número de assentos --144 no caso do A319 e 174 do A320.
Principal cliente da Airbus na América Latina, a TAM informou que dos 93 aviões que compõem sua frota atualmente, 71 são da fabricante européia.
Boeing
No final de outubro, a empresa aérea brasileira assinou também um contrato firme de compra de quatro novos aviões da fabricante norte-americana Boeing, modelo 777/300 ER, além de quatro opções. Este é primeiro contrato da TAM para aquisição de aviões da Boeing.
Na ocasião,o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que o negócio com a Boeing "é um passo importante para o futuro crescimento da TAM no mercado internacional de longo curso, permitindo uma maior flexibilidade e capacidade nestas rotas".
Os B777/300 ERs, que têm capacidade para 365 passageiros, devem ser entregues em meados de 2008.
Para aproveitar a oportunidade observada atualmente no mercado internacional de longo curso, a TAM e a Boeing assinaram também um contrato de curto prazo para o leasing de três Boeing MD-11s, que irão operar até a entrega dos quatro B777/300 ER.
A previsão é de que os MD-11s sejam integrados à frota da TAM dentro dos próximos seis meses.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre TAM
Leia o que já foi publicado sobre Airbus
TAM confirma encomenda de 37 aviões da Airbus
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da Folha Online
A companhia aérea brasileira TAM confirmou ontem a encomenda de 37 aviões da fabricante européia Airbus, conforme estava previsto em um memorando de entendimento assinado entre as duas empresas em junho deste ano.
O contrato, segundo a empresa brasileira, prevê a entrega, até 2010, de 12 aeronaves A319, 16 A320, três A321 e seis A330.
O objetivo da empresa é substituir 22 Fokker-100 que restam em sua frota e também ampliar sua capacidade de oferta.
Por conta do aumento na demanda do mercado, a companhia aérea brasileira tem optado por comprar aviões com maior número de assentos --144 no caso do A319 e 174 do A320.
Principal cliente da Airbus na América Latina, a TAM informou que dos 93 aviões que compõem sua frota atualmente, 71 são da fabricante européia.
Boeing
No final de outubro, a empresa aérea brasileira assinou também um contrato firme de compra de quatro novos aviões da fabricante norte-americana Boeing, modelo 777/300 ER, além de quatro opções. Este é primeiro contrato da TAM para aquisição de aviões da Boeing.
Na ocasião,o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, afirmou que o negócio com a Boeing "é um passo importante para o futuro crescimento da TAM no mercado internacional de longo curso, permitindo uma maior flexibilidade e capacidade nestas rotas".
Os B777/300 ERs, que têm capacidade para 365 passageiros, devem ser entregues em meados de 2008.
Para aproveitar a oportunidade observada atualmente no mercado internacional de longo curso, a TAM e a Boeing assinaram também um contrato de curto prazo para o leasing de três Boeing MD-11s, que irão operar até a entrega dos quatro B777/300 ER.
A previsão é de que os MD-11s sejam integrados à frota da TAM dentro dos próximos seis meses.
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