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20/11/2006 - 17h11

Call center da Aneel volta a atender celular, mas usuário paga pela ligação

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PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

A central de atendimento telefônico da Aneel, que atende pelo número 144, vai voltar a receber chamadas de celulares, desde que o usuário concorde em pagar pela ligação.

A agência de energia elétrica foi autorizada hoje pela Anatel (telecomunicações) a tratar de forma diferenciada as chamadas originadas de telefones fixos e celulares no uso do seu telefone de 'utilidade pública'.

No caso das ligações a partir de telefones fixos, a conta é paga pela Aneel, e é gratuita para os usuários; mas no caso dos celulares, a cobrança será feita na origem. O usuário terá que ser informado previamente sobre a cobrança, e terá a opção de desistir da chamada, se não concordar com o pagamento. Mesmo para as ligações interurbanas, a chamada será cobrada com tarifa local, e a diferença será coberta pela Aneel.

Desde maio de 2003 a central de atendimento telefônico da Aneel deixou de atender chamadas de celular, como forma de minimizar o impacto do bloqueio do seu orçamento, feito pelo governo.

Mesmo sem atender a esse tipo de chamada, a conta telefônica da central de atendimento ao usuário está estimada em R$ 2,2 milhões por ano, além do contrato de R$ 4,25 milhões mantido pela Aneel com a empresa que presta o serviço de call center.

Como o número de celulares hoje no país (mais de 96 milhões) corresponde a mais que o dobro de linhas telefônicas fixas instaladas (cerca de 40 milhões), e seu uso tornou-se corriqueiro, o número de ligações a partir de telefones móveis corresponde hoje à metade das chamadas direcionadas à central de atendimento da Aneel (100 mil das 200 mil ligações registradas mensalmente).

Hoje, quando uma ligação ao 144 é feita a partir de um celular, o usuário é informado de que ligou para a Aneel, mas que o serviço de atendimento telefônico é gratuito somente a partir de telefones fixos. O call center da agência funciona entre 8 e 20h, de segunda a sexta-feira.

A expectativa da agência é a de que o serviço para celulares seja reativado no prazo de até 90 dias, período em que as operadoras de telefonia terão que reprogramar suas centrais e incluir a mensagem sobre a cobrança a fim de oferecer o serviço.

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