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23/11/2006
-
10h50
da Folha Online
O Airbus A380 aterrissou nesta quinta-feira no aeroporto de Pudong, em Xangai, na segunda etapa de uma vôo-teste pela China, depois de ter feito um primeiro pouso no aeroporto de Pequim (capital do país).
O novo avião da Airbus --- realiza uma série de vôos pela Ásia em sua nova fase de testes, tendo pousado já em aeroportos em Cingapura, Seul (Coréia do Sul) e Narita (Japão); na China, o A380 já havia também pousado em um aeroporto na Província de Cantão (sul). Dali, o avião deve voltar para Toulouse (França).
O último teste do avião deve ser realizado em meados de dezembro, quando o A380 fará um vôo de Toulouse a Johannesburgo (África do Sul), e daí para Sydney (Austrália).
A Airbus já recebeu encomendas de 166 unidades do novo avião, sendo cinco da China Southern Airlines. A primeira empresa a utilizar o A380 será a Singapore Airlines, que deve receber a primeira unidade em outubro de 2007 (um atraso de um ano em relação ao prazo inicial, devido aos atrasos na produção do avião).
Em setembro, a Airbus realizou o primeiro vôo-teste com o A380 com passageiros --474 empregados da empresa-- para realizar os testes do ambiente na cabine dos pilotos e dos sistemas do avião com os passageiros a bordo.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.
Espanha
A diretoria da EADS CASA e da Airbus España --divisões espanholas da EADS (European Aeronautic Defense and Space)-- chegaram a um acordo hoje com os sindicatos Comisiones Obreras (CC.OO) e UGT (União Geral dos Trabalhadores) para não fechar fábricas nem cortar empregos no país.
A EADS emprega cerca de 3.000 funcionários em três fábricas na Espanha: Illescas, Getafe e Puerto Real.
Segundo o CC.OO, no entanto, o acordo também envolveu a criação de um programa de trabalho temporário de dois anos, devido à redução de carga de trabalho ocasionada pelos atrasos na produção do A380.
O programa deve afetar todo o quadro de funcionários da empresa na Espanha, exceto os trabalhadores envolvidos na produção do A350, segundo comunicado do sindicato.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre o A380, da Airbus
A380, da Airbus, realiza pousos em Pequim e Xangai, na China
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O Airbus A380 aterrissou nesta quinta-feira no aeroporto de Pudong, em Xangai, na segunda etapa de uma vôo-teste pela China, depois de ter feito um primeiro pouso no aeroporto de Pequim (capital do país).
O novo avião da Airbus --- realiza uma série de vôos pela Ásia em sua nova fase de testes, tendo pousado já em aeroportos em Cingapura, Seul (Coréia do Sul) e Narita (Japão); na China, o A380 já havia também pousado em um aeroporto na Província de Cantão (sul). Dali, o avião deve voltar para Toulouse (França).
O último teste do avião deve ser realizado em meados de dezembro, quando o A380 fará um vôo de Toulouse a Johannesburgo (África do Sul), e daí para Sydney (Austrália).
A Airbus já recebeu encomendas de 166 unidades do novo avião, sendo cinco da China Southern Airlines. A primeira empresa a utilizar o A380 será a Singapore Airlines, que deve receber a primeira unidade em outubro de 2007 (um atraso de um ano em relação ao prazo inicial, devido aos atrasos na produção do avião).
Em setembro, a Airbus realizou o primeiro vôo-teste com o A380 com passageiros --474 empregados da empresa-- para realizar os testes do ambiente na cabine dos pilotos e dos sistemas do avião com os passageiros a bordo.
Com 80 metros de envergadura (distância entre a ponta de uma asa até a ponta da outra), 73 metros de comprimento, 24 metros de altura, 560 toneladas de peso e autonomia de 14.800 km de vôo, o novo avião foi projetado para transportar 555 passageiros --mas, com mudanças em seu interior, pode receber mais de 800 passageiros.
Espanha
A diretoria da EADS CASA e da Airbus España --divisões espanholas da EADS (European Aeronautic Defense and Space)-- chegaram a um acordo hoje com os sindicatos Comisiones Obreras (CC.OO) e UGT (União Geral dos Trabalhadores) para não fechar fábricas nem cortar empregos no país.
A EADS emprega cerca de 3.000 funcionários em três fábricas na Espanha: Illescas, Getafe e Puerto Real.
Segundo o CC.OO, no entanto, o acordo também envolveu a criação de um programa de trabalho temporário de dois anos, devido à redução de carga de trabalho ocasionada pelos atrasos na produção do A380.
O programa deve afetar todo o quadro de funcionários da empresa na Espanha, exceto os trabalhadores envolvidos na produção do A350, segundo comunicado do sindicato.
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