Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 16h39

Mantega diz que investimento cresceu muito no 3º trimestre

Publicidade

KAREN CAMACHO
da Folha Online

O ministro Guido Mantega (Fazenda) sinalizou hoje que o crescimento da economia no terceiro trimestre foi satisfatório.

Ele admitiu, entretanto, que já conhece os dados que serão divulgados nesta terça-feira.

"Eu fico numa situação constrangedora porque já vi os dados. Mas o que eu posso dizer é que o investimento cresceu muito no trimestre."

Para o ano que vem, o ministro insistiu que o Brasil terá um crescimento mais robusto. No entanto, não citou números.

Segundo ele, pelo conjunto de medidas e pelo entusiasmo dos empresários, a tendência é de um crescimento vigoroso e contínuo da economia.

Analistas ouvidos pela Folha Online acreditam que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro ficou entre 0,4% e 0,65% no terceiro trimestre deste ano em relação ao anterior. Na comparação com o mesmo período de 2005, as previsões variam de uma alta de 2,2% a 3,6%.

No segundo trimestre, a economia brasileira cresceu 0,5% em relação aos três primeiros meses deste ano. Além do câmbio valorizado, paralisações da produção pela Copa do Mundo e com a greve da Receita Federal foram apontados como fatores extraordinários que prejudicaram o resultado.

O resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre fez o Banco Central revisar de 4% para 3,5% a projeção de crescimento para este ano, segundo o último "Relatório de Inflação" da autoridade monetária. Já a estimativa do Ministério da Fazenda é de expansão de 3,2% no ano.

Embora o governo federal trabalhe para garantir um crescimento anual de 5% para a economia brasileira nos próximos anos, o país não tem condições de ter uma expansão dessa ordem a partir de 2007, segundo estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), órgão vinculado ao Ministério do Planejamento, que espera um crescimento dessa magnitude só a partir de 2011.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre crescimento do PIB

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página