Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2006 - 09h45

Produção industrial reage e sobe 0,8% em outubro, diz IBGE

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

Impulsionada pelas montadoras de veículos, a produção da indústria brasileira reagiu e avançou 0,8% em outubro na comparação com setembro, segundo dados já desassonalizados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No mês de setembro, a indústria tinha apresentado uma queda de 1,1% (número revisado).

A recuperação dá um alento para a equipe econômica do governo, que já admite um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) abaixo de 3% neste ano.

Segundo o IBGE, o desempenho da indústria em outubro pode ser explicado pela recuperação das montadoras. A produção de veículos automotores cresceu 6,2%, após queda de 9% em setembro.

No total, 12 dos 23 ramos da indústria tiveram crescimento em setembro. Também teve alta representativa a produção de produtos químicos (1,7%), farmacêutica (3,5%) e máquinas e equipamentos (1,8%).

O setor de bens intermediários (insumos), que tem o maior peso no índice, teve uma produção 0,2% menor. Os bens de consumo duráveis (veículos e eletrodomésticos, por exemplo) cresceram 3,2%. Já os bens de consumo semi e não-duráveis (roupas e alimentos) tiveram alta de 0,4%.

Em relação a outubro de 2005, a produção industrial registrou uma alta de 4,8%. No ano, a alta acumulada é de 2,9%, e, nos últimos 12 meses, de 2,7%.

A alta da produção neste ano foi atribuída pelo IBGE a setores exportadores de commodities, aumento da produção automobilística sustentada pela demanda interna, crescimento da produção de bens de capital principalmente nos setores elétrico e de informática e ao comportamento positivo da massa salarial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a produção industrial
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página