Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2007 - 11h39

Starbucks vai cortar gordura trans em suas lojas nos EUA

Publicidade

da Folha Online

A Starbucks, maior rede de cafés do mundo, anunciou que vai começar a cortar todos os alimentos com gordura trans vendidos em suas lojas nos Estados Unidos.

Hoje muffins, sanduíches e outros alimentos vendidos em dez das principais cidades americanas já serão livres de gordura trans.

Até o final do ano a rede promete banir totalmente os alimentos com esse tipo de gordura, apontada como causadora de problemas arteriais e vasculares.

A decisão da Starbucks segue uma onda de limitações ao consumo nos EUA da gordura trans, apontada como nova vilã da alimentação.

No mês passado, a Prefeitura de Nova York decidiu proibir a utilização de gordura trans nos restaurantes da cidade. Até julho de 2007, os estabelecimentos terão de eliminar de sua lista de ingredientes óleos, margarinas e fermentos que contenham mais de meio grama da substância por porção. Um ano depois, o veto se estenderá a todos os produtos que excedam esse limite.

Além disso, outras grandes redes de fast food, como KFC, Taco Bell e Wendy's, também já anunciaram que começarão a utilizar óleos mais saudáveis em seus alimentos.

A gordura trans aumenta os níveis de LDL, chamado de "colesterol ruim", e reduz os níveis de HDL, conhecido como "colesterol bom". Por esse motivo, ingerir mais de 2 gramas diários é hábito que favorece o infarto e outras moléstias associadas ao metabolismo de lipídios.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Starbucks
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página