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05/01/2007 - 09h45

Ponto Frio e Magazine Luiza fazem liquidações de Natal; veja dicas

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da Folha Online

Duas grandes redes de lojas, o Ponto Frio e a Magazine Luiza, fazem hoje suas liquidações de queima do estoque de Natal.

As empresas prometem descontos de até 70% e podem ter boas oportunidades para o consumidor gastar o que sobrou do 13º salário.

No Magazine Luiza, a liquidação inclui as 352 lojas da rede, que abriram às 6h. Na loja de Campinas (SP), as filas começaram a ser formadas dois dias atrás.

O Ponto Frio também faz hoje sua liquidação. Além dos descontos, a rede permite o pagamentos em até 24 vezes no carnê e 12 vezes no cartão de crédito.

Outras redes como o Extra e a Casas Bahia já realizam o saldão de Natal desde a semana passada.

A associação de defesa do consumidor Pro Teste, no entanto, recomenda alguns cuidados aos brasileiros que quiserem aproveitar as liquidações de Natal.

Antes de comprar, diz a Pro Teste, o consumidor deve inicialmente pesquisar preços para verificar se não se trata de uma 'falsa liquidação'.

Caso tenha visto algum anúncio de promoção em jornais, revistas e folhetos, a associação afirma que o consumidor deve levar esses papéis para poder exigir o cumprimento da promessa na hora da compra.

A Pro Teste recomenda ainda que o consumidor não tenha pressa para comprar nem consuma por impulso ou se endivide excessivamente só porque um produto está barato.

A associação lembra que muitas vezes as empresas utilizam estratégias de marketing para atrair os consumidores a comprar um item supérfluo ou desnecessário, como sorteio de prêmios, promoções do tipo 'pegue dois e leve três' ou que dêem brindes e descontos em segunda compra.

Outra dica importante é verificar o estado da mercadoria antes de comprar um item em exposição. Como geralmente não é possível trocar esses itens, a Pro Teste aconselha que o consumidor verifique antes se o defeito não compromete sua utilização.

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