Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2007 - 11h52

Banco Central Europeu mantém taxa de juros em 3,5%

Publicidade

da Folha Online

O Banco Central Europeu manteve nesta quinta-feira sua taxa de juros em 3,5% ao ano, em um cenário de crescimento econômico na zona do euro --composta por 13 países da União Européia-- e aos riscos de inflação na região.

A Eurostat --agência de estatísticas do bloco econômico europeu-- informou hoje também que o crescimento econômico na região no terceiro trimestre de 2006 foi de 2,7% (dado anualizado) --ligeira retração de 0,2 ponto percentual.

Na União Européia como um todo, o crescimento manteve o desempenho do trimestre imediatamente anterior, 3% --com alguns dos países do bloco, como Estônia e Letônia, registrando crescimentos de 11% e 11,8% respectivamente.

Portugal, no entanto, registrou crescimento de apenas 1,5% no período.

O desempenho da economia da zona do euro tem sido beneficiado pela demanda por crédito, segundo analistas. Com a retomada do crescimento, a expectativa é que o banco eleva sua taxa de juros para 3,75% em suas próximas reuniões de política monetária --mais provavelmente já na reunião de março.

A zona do euro é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia (membro do bloco econômico desde o último dia 1º), Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal. A União Européia inclui ainda Bulgária, Dinamarca, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Polônia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Estônia, Lituânia, Letônia, Malta e Chipre.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre juros na Europa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página