Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2007 - 19h39

Receita libera na quinta a consulta à malha fina do IR de 2006

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

A Receita Federal irá liberar na próxima quinta-feira a consulta ao lote residual, já corrigido, referente ao Imposto de Renda de 2006 e a restituição estará disponível a partir de sexta-feira. A liberação do dinheiro estava prevista para segunda-feira, mas foi adiada devido a um problema no processamento das declarações.

A consulta pode ser feita por meio do site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo Receitafone (0300780300). O contribuinte que estava na primeira lista da malha fina, divulgada na semana passada, e não encontrar o seu nome na quinta-feira deverá aguardar os próximos lotes residuais.

O lote que será liberado na sexta-feira sofrerá uma correção de 10,05%, referentes à taxa básica de juros (Selic) acumulada de maio a dezembro de 2006, mais 1% do mês de janeiro deste ano. Os pagamentos serão feitos direto nas contas indicadas pelos contribuintes nas declarações.

Quem não informou a conta em que a restituição deve ser creditada deve ir a qualquer agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para uma conta corrente em seu nome. A transferência também pode ser solicitada por telefone, no 4004-0001 (nas capitais) ou no 0800-7290001 (nas demais cidades).

Em 2006 foram retidas em malha fina 746.035 declarações, contra 900 mil em 2005.

Para saber o motivo de sua inclusão na malha, o contribuinte precisa acessar o site da Receita e informar os números do CPF e do comprovante de entrega da declaração.

Além do extrato deste ano, ele também terá acesso às declarações entregues desde 2003.

As contribuições podem ficar retidas por um período máximo de cinco anos. Para apressar a liberação da restituição, o contribuinte pode corrigir eventuais erros de informação por meio do envio de uma declaração retificadora pela internet.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a malha fina
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página