Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2007 - 16h20

Telefônica anuncia a Lula investimento de R$ 15 bi em 4 anos

Publicidade

GUILHERME BARROS
Colunista da Folha de S.Paulo

O presidente mundial da Telefônica, Cesar Alierta, se encontra hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anunciar investimentos de R$ 15 bilhões no Brasil para os próximos quatro anos.

Os investimentos serão destinados tanto para a telefonia fixa como para celular, além de call center e internet. A Telefônica é a líder no mercado brasileiro somando as áreas de fixa e celular.

De 98 a 2006, a Telefônica investiu R$ 29 bilhões no Brasil, sem contar o dinheiro para a compra da tele na privatização. A empresa é o maior investidor privado do país. Com os R$ 15 bilhões, a empresa terá investido R$ 44 bilhões até 2010.

Alierta está acompanhado na reunião com Lula de José Maria Pallete, presidente da América Latina da Telefônica; Antônio Carlos Valente, ex-Anatel e presidente atual do grupo Telefônica do Brasil; e Fernando Xavier Ferreira, ex-presidente do grupo no Brasil.

Além de ter boa parte do mercado de telefonia fixa do Estado de São Paulo, a Telefônica possui hoje 50% da Vivo, que lidera o mercado de telefonia celular no Brasil --os outros 50% são da Portugal Telecom.

Sobre a possibilidade de compra da parte da Portugal Telecom na Vivo, Alierta não irá se manifestar. O negócio depende de a Portugal Telecom fechar a venda, em Portugal, de sua operação para a Sonae. Caso o negócio seja fechado, a Sonae venderia a parte da Portugal Telecom na Vivo para a Telefônica.

A Sonae ofereceu 11,1 bilhões de euros pela Portugal Telecom, mas a diretoria da empresa recomendou a seus acionistas que rejeitem a oferta por considerá-la muito baixa.

A operação do Brasil é a maior da Telefônica fora da Espanha. A empresa tem um total de 196 milhões de clientes em diversos países.

Em comunicado enviado hoje à Bovespa, a Telefônica informou que investiu no mundo todo 8 bilhões de euros em 2006. O valor superou o estimado e reflete o aumento dos investimentos em redes de banda larga na Espanha e América Latina. Somente no Brasil a empresa tem 1,5 milhão de clientes de banda larga.

A empresa também atribuiu o forte investimento aos recursos aplicados na construção de uma rede GSM de telefonia celular no Brasil.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Telefônica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página