Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 10h47

ArcelorMittal vende unidade na Polônia e abre caminho para fusão

Publicidade

da Folha Online

A gigante do setor de siderurgia ArcelorMittal anunciou nesta sexta-feira a venda de sua divisão na Polônia, a Huta Bankowa, para a empresa polonesa Alchemia, cumprindo, assim, a condição imposta pela Comissão Européia, o órgão executivo da União Européia (UE), para concretizar a fusão.

No mês passado, a Mittal vendeu suas divisões na Itália, a Travi e Profilati di Pallanzeno e a San Zeno Acciai, para o grupo italiano Duferco por 117 milhões de euros, e a divisão na Alemanha, a Stahlwerk Thüringen, ao grupo industrial Alfonso Gallardo, da Espanha, por cerca de 591 milhões de euros. O valor da venda da Huta Bankowa não foi revelado.

A Huta Bankowa, que fica no sul da Polônia, tem 750 funcionários e teve receitas de 81 milhões de euros em 2005. A empresa tem capacidade de produção anual de 150 mil toneladas de aço.

Fusão

Nos EUA a ArcelorMittal recebeu ordem da Justiça para vender a siderúrgica canadense Dofasco para obter aprovação da fusão, sob pena de ter de vender uma de suas unidades de produção nos EUA.

No ano passado, a Mittal havia anunciado sua intenção de vender a Dofasco para o grupo alemão ThyssenKrupp, se a fusão fosse concretizada. A Arcelor, no entanto, colocou os 89% de participação que possui na Dofasco (adquiridos no ano passado) em uma fundação na Holanda para evitar a venda, enquanto ainda havia resistências internas à realização do negócio.

Em dezembro, o grupo ThyssenKrupp entrou na Justiça para forçar a venda da Dofasco e informou também que pretendia processar a fundação para destravar a venda --a fundação teria de aprovar a venda das ações agora para a operação prosseguir.

A Mittal e a Arcelor chegaram a pedir à diretoria da fundação que dissolvesse a entidade para que as ações da Dofasco fossem devolvidas, mas o pedido foi negado no dia 10 de novembro.

A Mittal negou que pretenda processar a fundação. "A diretoria da Mittal chegou a essa decisão a partir de opiniões de especialistas, de que as perspectivas de sucesso em um tal litígio contra a fundação são remotas", informou a empresa em um comunicado.

Brasil

No fim de outubro do ano passado, a Mittal Steel anunciou uma oferta de até US$ 3,26 bilhões para adquirir as ações minoritárias da divisão da Arcelor no Brasil --decisão adotada para atender determinação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), de realizar uma oferta pública de compra das ações dos minoritários da Arcelor Brasil.

A fusão deve ser completada entre abril e maio de 2007.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a fusão entre Arcelor e Mittal Steel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página